História da Arte
Por: amandica20 • 9/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
NATHALIA ALEXANDRE PEDRO
AMANDA DE BARROS CARVALHO
HISÓRIA DA ARTE
Influência da Arte Clássica no Design de Interiores
Goiânia
2015
Surgimento da Arte Clássica
A arte clássica ou antiguidade clássica surgiu na Grécia antiga por volta dos séculos IV e VI a.C. Na Antiga Grécia, o estilo clássico veio substituir o arcaico, que era baseado na tradição religiosa pré-democrática e que tinha por característica imagens geometrizadas e pouco naturalistas. É nesse período que se criam os padrões estéticos que servem de base para a arte ocidental, Sabe-se que ela está associada à magia, à religião, à guerra, ao trabalho, ao culto do amor.
Arte grega – No século VIII a.C., influenciados pelos egípcios, os gregos iniciam um período de grandeza estética que marca toda a civilização ocidental. Em geral os artistas retratam os deuses, os heróis e os atletas, personagens mais identificados com a perfeição para os gregos. As estátuas são monumentais, feitas principalmente de mármore e bronze, e decoram os templos e outros edifícios importantes .
Arte romana – Com a decadência da arte clássica grega, a arte romana emerge a partir do século I a.C . De inspiração etrusca e helenística, aproxima-se mais da realidade que a arte desenvolvida na Grécia. A arquitetura é a atividade de maior destaque. Os romanos celebram a grandeza do Império com a construção de monumentos e edifícios públicos.
Características da Arte Clássica no Design de Interiores
Em termos de decoração o estilo clássico nunca saiu de moda. Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega e romana, onde traços que remetem a elegância do estilo chama mais a atenção. Requer espaços amplos e altos para poder receber mobiliário e peças decorativas igualmente vistosas, sendo estas o coração do estilo clássico.
Suas peças de mobiliário são sempre feitas com materiais nobres, e além de serem imponentes em tamanho, se destacam ainda pela riqueza dos seus ornamentos e trabalhos variados. Todo o mobiliário se assemelha a exemplares de outros tempos, como os mobiliários gregos e romanos. O mármore é também uma matéria-prima de eleição, nomeadamente nas cozinhas e casas de banho. As cozinhas clássicas são muitas vezes decoradas a branco total ou então em madeira. As casas de banho são vistas como verdadeiros espaços sociais, onde não falta nada – desde cadeiras ornamentadas, a apliques e até papel de parede.
Nos dormitórios é comum a presença de camas com quatro colunas, embelezadas ou não com um dossel pomposo ou mosquiteiros esvoaçantes que confere um toque dramático, que é próprio deste tipo de decoração.
A palheta de cores é composta essencialmente por preto, Bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que podem e devem ser combinados com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e cor-de-rosa bebê que são encontrados nos detalhes em tecidos de estampa florais e listrados, em cortinas longas e majestosas presas em varões banhados. Para uma sofisticação mais clean, o estilo clássico funciona igualmente bem com branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho que estão presente em paredes e grande extensão de tecido. Nas paredes apliques rebuscados feitos com gesso que própria arquitetura do espaço é fundamental, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, ostentando ornamentações sublimes. Os tapetes também têm um destaque especial dentro deste estilo decorativo, sendo sempre espessos e convidativos, muitas vezes cobertos de padrões clássicos e várias cores.
Em termos de peças decorativas, o destaque vai, sem dúvida, para cristais, porcelanas, prata, latão, candelabros, bustos, livros, espelhos e molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais, candeeiros de parede e várias peças que tragam ao espaço um ar de sofisticação. Muitas vezes, os mesmos objetos são utilizados em duplicado para conseguir uma simetria harmoniosa e o toque de requinte que é a decoração tradicionalmente clássica.
Diferença dos estilos para a Arte Clássica no Design de Interiores
3.1 Estilo Clássico
É um estilo composto por peças mais antigas que podem ter sido passadas de geração para geração, ou peças novas que imitem peças antigas, moveis bem desenhados e volumosos. O estilo arremete para épocas antigas, é nobre e elegante, trás em suas paleta de cores, a presença do dourado combinado com tons pasteis. Além dos moveis bem desenhados, podemos
...