História na sala de aula
Por: iTioDoMacaco • 13/10/2015 • Resenha • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 1.214 Visualizações
SUMÁRIO
1. HISTÓRIA NA SALA DE AULA - A RENOVAÇÃO DA HISTÓRIA ANTIGA 3
1.1. O ESTUDO DA ANTIGUIDADE NO BRASIL, E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR 3
1.2. OS LIVROS DIDÁTICOS E A RENOVAÇÃO DA HISTÓRIA ANTIGA 4
1.3. NOVAS POSSIBILIDADES ANALÍTICAS 4
1.4. NOVOS TEMAS E NOVAS ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA 4
1.5. ONDE ENCONTRAR LITERATURA SOBRE A RENOVAÇÃO DA HISTÓRIA ANTIGA 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
HISTÓRIA NA SALA DE AULA - A RENOVAÇÃO DA HISTÓRIA ANTIGA
Em um determinado momento da história, o restabelecimento da sociedade, exigiu estabelecer um estudo sobre os períodos históricos como um todo, e com maior complexidade para melhor condução no ensino fundamental e médio.
As propostas curriculares da época, possuíam temas pré-estabelecidos e livros didáticos ultrapassados.
O ensino superior de história, nem sempre contou com pesquisadores em história antiga, o que ao longo daquele tempo, o contato com o conhecimento da antiguidade era superficial, deixando distante o conhecimento sobre o assunto.
Nos últimos vinte anos, existiu um pequeno progresso no setor de pesquisas históricas por docentes e historiadores, criando diversos livros didáticos com esse conteúdo específico estruturado.
É possível, através do conhecimento da história antiga, perceber a construção social, cultural, e econômica do nosso tempo.
O ESTUDO DA ANTIGUIDADE NO BRASIL, E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Ao longo dos últimos anos, historiadores e docentes foram se especializando em história antiga. Os resultados foram profissionais qualificados, que pesquisaram sobre temas esclarecedores em relação ao passado humano em sua verdade.
Foram produzidos uma grande quantidade de artigos, livros e documentos no decorrer das últimas duas décadas.
Os professores dessa geração do século XX, possuem um amplo conglomerado de informações em artigos e livros para fundamentar e estudar, qualificando novos livros didáticos e proporcionando aos alunos no ensino fundamental, um melhor preparo no mundo contemporâneo, temos livros traduzidos para o português, o que colabora com o conhecimento.
OS LIVROS DIDÁTICOS E A RENOVAÇÃO DA HISTÓRIA ANTIGA
Antes da profissionalização da antiguidade no país, ou seja, antes de o tema ser encarado como fundamental, como tema de pesquisas de âmbito nacional, estávamos inertes ao conteúdo que recebíamos de fora do país, e que por consequência acabavam nos materiais didáticos do Brasil.
O conteúdo euro centrista, quase sempre estereotipado, por manter os fatos históricos sempre na visão da civilização européia, deixando os povos nativos ou de outras culturas, como bárbaros, primitivos, violentos. Uma nova concepção, através das pesquisas, obtiveram bons resultados humanizando e amenizando essa noção preconceituosa e falsa sobre a realidade.
NOVAS POSSIBILIDADES ANALÍTICAS
Os resultados das inovações e na construção de estudo na história antiga. O ideal de ensino, sobre a aplicação do conhecimento ao aluno é desmistificar o passado.
Antes, os alunos decoravam a matéria sem se preocupar em analisar a história. O ensino contemporâneo, busca desconstruir esse raciocínio, e conduzir esse novo aluno, a comparar, analisar e refletir sobre o conteúdo antigo e os novos estudos.
O homem ocidental, em sua construção histórica, buscou concretizar a perpetuação do seu poder sobre os povos vencidos, desmerecendo totalmente sua existência por ter perdido e valorizando com racismo o seu raciocínio cultural e induzindo ao arianismo e ao ódio, que resultou em anti-semitismo. O novo conteúdo se apresenta na sala de aula antagônico com o conhecimento de base.
...