Historia
Por: pango • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
A politica do atual governo em relação a educação e o papel do FNDE na politica.
A politica educacional do atual governo voltada para inclusão e o desenvolvimento social, considera a necessidade de ampliar o acesso a todas as etapas da educação básica e garantir padrões de qualidade social ao ensino publico brasileiro.
A inclusão de crianças e jovens brasileiros acesso a educação básica já exige esforços por parte dos governos. No entanto, o governo deseja assegurar crianças e jovens a seu direito de estudar, ele também tenta assegurar os seus direitos para que permaneça na escola, com aprendizagem na escola publica com qualidade de ensino.
Vale lembrar que o nosso país passa por crise que vem afetando a nossa educação, que enfrenta desafios. O financiamento do nosso país em relação a educação é muito pouco para uma educação do ensino público.
O FNDE é uma autarquia criada no âmbito federal em 1968 e tem a finalidade de captar recursos financeiros e direciona-los para o financiamento de programas e projetos educacionais de ensino, pesquisas, planejamentos, currículos, alimentação, material escolar, livro didático e transporte escolar, dentro do programa educacional tornando possível a unificação da politica de gasto para o ensino fundamental.
A educação brasileira tem passado por grandes mudanças no decorrer dos anos. E estas se dão graças aos inúmeros projetos políticos públicos criados com o intuito de alcançar a melhoria de diminuir a desigualdade social existente. O MEC e o FNDE tem um papel fundamental nesse processo uma vez que os direcionamento / verbas desses órgãos ativos.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autarquia vinculada do ministério da educação é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de programas que visam a melhoria da qualidade da educação brasileira
O FUNDEB se compõe de recursos financeiros especifico e de valores pré-determinados, com isso conseguimos perceber irregularidade que rodeiam a composição do fundo em nossos municípios. Podemos perceber também que as exigências da execução do FUNDEB e de suas manutenção não são observadas pelo correto e sustentável manutenção desses recursos financeiro.
Situação/ problema com a falta de livros Didáticos nas escolas.
No ano de 1992 foi instituído o Instituto Nacional do Livro (INL) com função de legitimar os livros didáticos nacionais e incrementar sua invenção. Depois de 10 anos criou-se a comissão nacional do livro didático ( CNLD) com isso passou a estabelecer a politica da legislação, com isso passou a produção, a circulação o controle publico com qualidade de distribuição.
Depois de varias mudanças dos programas do governo federal para melhorar a educação criou o Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD) o objetivo promover a escola publica tanto de ensino fundamental e médio. Com os livros didáticos, dicionários, obras complementares.
Para escolas públicas do fundamental e médio com livros didáticos e dicionários com qualidade o governo federal conta com o programa para executar o governo usa o programa nacional do livro didático.
Democraticamente os livros que constam na guia do PNLD são disponibilizado no seu planejamento pedagógico. Cabe a escola e o professor a qualidade no ensino e na aprendizagem cabe também o acompanhamento dos alunos em si. O livro didático tem grande importância com recurso de auxiliar condução do trabalho didático.ele e de suma importância do aluno com professor. Na função de dialogar e portado de uma pespectiva sobre o estudo e sobre o modo de conseguir compreender.
...