Historia Alcântara
Por: ivanamagalhaes • 22/5/2015 • Artigo • 330 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Alcântara é uma cidade conhecida por ter parado no tempo. Para aqueles que se interessam pelo período colonial brasileiro, esse município é uma pérola que merece ser visitada e observada minuciosamente, para que possam ver da melhor maneira como era a vida há 3 séculos atrás. Uma vantagem é que, praticamente, todos os pontos turísticos da cidade, podem ser visitados a pé durante passeios tranqüilos pelas ruas calçadas de pedra. Alcântara tem diversas igrejas, casarões, sobrados, entre outras inúmeras construções que são as marcas de um tempo passado.
A Praça da Matriz é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde se encontra o Museu Histórico e Artístico de Alcântara que ilustra a opulência da cidade quando esta era habitada por ricos barões. O Pelourinho que é um dos mais importantes atrativos de Alcântara, Decorado com as armas do império, e é hoje o mais bem conservado do país. A Casa de Câmara e Cadeia que é um prédio do final do século XVIII, onde antigamente funcionava a cadeia, que nos dias atuais é a sede da Prefeitura.
A Igreja do Carmo é um dos lugares mais surpreendentes, pela sua arquitetura marcante cheia de detalhes e ornamentos, pela beleza do estilo barroco, junto com os azulejos típicos de Portugal.
Existem as ruínas do Palácio Negro, onde se vendiam escravos, e também vários palacetes de barões, entre eles o de Pindaré, São Bento, Mearim e o de Grajaú.
Alcântara também é um lugar de praias e belas águas, trazendo um conforto para quem é castigado pelo sol. Porém, apesar da beleza de suas águas, elas podem também castigar as construções, danificando em longo prazo suas estruturas com tamanha umidade.
O Centro de Lançamento de Alcântara é outro destaque, devido ser a segunda base de lançamentos de foguetes da Força Aérea Brasileira. É responsável pela realização de missões de lançamentos de satélites e sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites. Foi marcado drasticamente No dia 22 de agosto de 2003, onde o VLS-1 V03 brasileiro explodiu.
...