Historia da evolução da ciencia
Por: binotopb • 19/4/2017 • Relatório de pesquisa • 631 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
ANDERY, M. A. et al. Para Compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 9ª edição. Rio de Janeiro, Espaço e Tempo: 2000. P. 9-15.
O homem é um ser natural, isto é, ele é um ser que faz parte da natureza, ao mesmo tempo em que constitui um ser natural, o homem diferencia-se da natureza, que é, como diz o Marx (1984, p.111) “o corpo inorgânico do homem”. O ser humano assim como outros animais, atua sobre a natureza para satisfazer as suas necessidades.
Diferente de outros animais, o homem não se limita à imediaticidade das situações com que se depara, busca ultrapassar limites, já que produz universalmente, não se restringindo às necessidades que se revelam no aqui e agora.
O homem vai se construindo, vai se diferenciando cada vez mais das outras espécies animais, a interação homem-natureza é um processo permanente de mútua transformação, esse é o processo de produção da existência humana. O ser humano vai se modificando, alterando aquilo que é necessário à sua sobrevivência, por exemplo a alimentação reflete a mudança ocorrida no homem, os hábitos as necessidades alimentares são hoje muito diferentes do que foram em outros momentos.
A humanidade não só cria artefatos, instrumento, como também desenvolve ideias, a criação de instrumentos, a formulação de ideias e formas específicas de elaborá-los, cada nova interação reflete uma natureza modificada, é nesse processo que o homem adquire consciência de que está transformando a natureza para adapta-la a suas necessidades e características.
O processo de produção da existência humana é um processo social, o ser humano não vive isoladamente, ao contrário, depende de outros para sobreviver, na base de todas as relações humanas, determinando e condicionando a vida, está o trabalho, uma atividade humana intencional para a produção dos bens necessários para à vida humana.
As relações de trabalho a forma de dividi-lo e organiza-lo compõe a base econômica de uma sociedade, a transformação dessa base econômica, a partir das contradições que ela mesma engendra, por exemplo nas tribos antigas, o grupo de trabalho organizava-se por sexo e idade para produzir o necessário para a sua sobrevivência, essa primeira divisão do trabalho, além de garantir a sobrevivência do grupo, ainda agregou técnicas, valores, costumes e conhecimento.
Analisando cada momento histórico percebe-se que as ideias são a expressão das relações reais do homem, novamente percebe-se que o desenvolvimento da humanidade não depende apenas de um único fator, ela ocorre a partir das necessidades materiais nesse processo de desenvolvimento humano multideterminado, a base econômica será o determinante fundamental.
Dentre as ideias que o homem produz, muito delas constitui o conhecimento do mundo, a ciência é uma das formas do conhecimento produzido pelo homem no decorrer de sua história, a ciência é determinada pela necessidade do homem, não apenas o homem atual produz ciência, mas também sociedades antigas também a produziam sendo histórica a ciência.
O método cientifico é um conjunto de concepções sobre o homem, porém não é único e nem permanece exatamente o mesmo, porque vai se modificando conforme a história, o método cientifico é historicamente determinado, é o reflexo das nossas necessidades e possibilidades materiais. No entanto, durante a história, podem existir diferentes interesses e necessidades, assim as diferenças de métodos científicos podem ocorrem não somente pelo fator de tempo, mas também num mesmo momento e em uma mesma sociedade.
...