Historia do Brasil
Por: bruno1505 • 7/9/2015 • Artigo • 307 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
O estado estava dividido entre três poderes Legislativo, executivo e judiciário; D. Pedro I exercia o poder executivo junto dos seus ministros de estado, o legislativo foi dividido entre câmara e senado assim sendo comandado pelos deputados e senadores e o judiciário era composto pelos seus juízes em seções de julgamento.
Desde o inicio era proibido à candidatura de mulheres e havia diferencia entre os cargos das duas casas, senado e câmara; os eleitos para a câmara tinham um cargo temporário, apenas podia se candidatar pessoas que tivessem renda de 200 mil réis anuais e se fossem brancos; a eleição ocorria em duas etapas sendo que na primeira podiam votar brasileiros escravos libertos, mas desde que tivessem mais de 25 anos e renda anual de 100 mil réis.
Na segunda etapa a exigência aumentava, os candidatos tinham que ser católicos e era obrigatória renda mínima de 400 mil réis anuais.
Já no senado as coisas eram totalmente diferentes, o ocupante do cargo era escolhido pelo próprio imperador e assim adquiria um cargo vitalício.
As regras eleitorais mudaram de maneira inacreditável, no passado era algo complexo se candidatar devido às exigências e essa dificuldade também era de valia para os eleitores, tinham que ter certa renda mínima, a idade mínima era de 25 anos; na atualidade todos maiores de 16 anos já tem direito ao voto, não existem renda mínimas ou valores necessários para votar ou se candidatar, as leis mudaram não existem mais cargos vitalícios. Mas de certa maneira e semelhante que embora diferentes ambas as tenham regras com idade.
Os poderes executivo, legislativo e judiciário continuam nos dias atuais, mesmo que de outra maneira e condução, existem mais cargos, foi criado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral); ainda assim de maneira tão diferente, no cerne eleitoral permanece certa semelhança, pois a inovação da atualidade tem como princípio e base o passado.
...