Música e História do Século XX
Por: jorgefells • 3/8/2023 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 50 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
DOCENTE: Ana Guiomar
DISCENTE: Jorge Fellipe Ferreira de Araújo dos Santos
DISCIPLINA: Música e História 3
Atividade: SÉCULO XX
Com base no texto SÉCULO XX TONALIDADE FUNCIONAL E NOVAS
NECESSIDADES (Ver no Mural), responder às seguintes perguntas:
1) Explanar sobre o que significa tonalidade.
Baseia-se numa escala, essa escala consiste em estabilidade e instabilidade, a partir de certos graus a estabilidade seria o repouso em que uma frase musical termina e se resolve, e a instabilidade ocorre através de graus dissonantes. Tudo isso gera uma expectativa no ouvinte, que é distinção e não distinção.
2) Romper com a Tonalidade envolveu quais procedimentos?
Novas formas de expressão e estética na música, como: grandes saltos nos intervalos, maior uso de dissonâncias, tensão constante em que começando pela tônica, quanto mais você se afasta dela, cria tensão e nos dá uma sensação maior de querer voltar à tônica e gerar repouso, melodia sem fim gerada pela modulação, buscamos a estabilidade para voltar ao tom inicial, não direcional, “quando nenhuma transformação, por qualquer que seja, chamar à atenção do ouvinte. fazendo com que o resultado da escuta desta obra seja estático, imóvel, fixo.” Menezes 2002, p. 30, novas qualidades acústicas e possibilidades eletroacústicas como microfones, alto-falantes, caixas, retorno, etc.
3) Para Umberto Eco quais os significados e necessidades de uma arte do século XX?
A arte contemporânea abriu um caminho que, de certa forma, desfez os hábitos de organização e ordem vigentes antes do século XX. Para Umberto Eco essas necessidades da arte do século XX, seriam: ampliar nossas mentes para permitir novas interpretações, não apenas tudo deve ser coerente, ou possivelmente lógico, como diz, essa lógica vem das intenções originais daqueles que criaram e pensaram na obra, e da nossa capacidade de compreender e apreciar esta arte.
...