MOVIMENTOS SOCIAIS E REVOLTAS NO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL
Por: Fernandoca2901 • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 304 Palavras (2 Páginas) • 599 Visualizações
MOVIMENTOS SOCIAIS E REVOLTAS NO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL
1. REVOLTA: A Confederação dos Tamoio ou Tamuya.
ANO: Entre 1554 e 1555 até 1575.
LOCAL: Litoral Norte paulista começando por Bertioga e litoral fluminense, até Cabo Frio, envolvendo também tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, na Capitania de São Vicente.
CAUSA E OBJETIVO: Essa revolta deu início a partir do casamento entre a indígena Mbici, também conhecida como Bartira, filha do chefe dos Guaianases (cacique Tibiriçá), e o português João Ramalho, pois os indígenas acreditavam que quando uma pessoa se casava com alguém de uma determinada tribo, ela passava a fazer parte da mesma, e os portugueses se aproveitaram da situação para escravizar os indígenas. Estes últimos se revoltaram contra os portugueses que além de querer escravizá-los, faziam fortes ataques e não aceitando a situação os indígenas com a ajuda dos franceses se revoltaram contra os colonos.
LÍDERES: Cunhambembe, Aimberê, Pindobuçú, Koakira (chefes indígenas) e o francês Villegaignon que ajudou os tupinambás oferecendo armamentos.
CONSEQUÊNCIAS:
Muitos índios foram mortos devido à resistência e as doenças que contraíram em contato com os brancos.
Após a derrota final dos Tamoios, os portugueses compreenderam que seria difícil usar a mão de obra indígena, devido às rivalidades entre as tribos e a desvantagem numérica, já que a possibilidade de revoltas seria grande.
Sendo assim, optaram pela prática da escravidão africana, juntamente com a prática comercial de escambo, neste caso utilizando a troca de pessoas por mercadorias.
2. REVOLTA: A guerra de Piratininga
ANO: 1562
LOCAL: Onde hoje é São Paulo, na região de Piratininga.
CAUSA E OBJETIVO: Os indígenas Tupiniquim e seus aliados atacaram a região de Piratininga, reagindo à escravidão.
LÍDERES: Jaguanharón
CONSEQUÊNCIAS: Foram derrotados, contraíram varíola, posteriormente, mais especificamente em 1580, em uma nova revolta, foram mais uma vez vencidos e houve um grande massacre devido a uma disenteria epidêmica, causada pela cólera ou pelo tifo.
...