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Moda do Século XX

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.419 Palavras (30 Páginas)  •  254 Visualizações

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Século XX
Europa:

-Mudanças: Guerras e revoluções.

-Expansao-moda para todos e nao seleto grupo.

-Marcado por vanguardas

-Paul Poiret: Inicio de 1909 – Criou roupas inspurado no ballet Russo, mudando a sulhueta feminina e orientalismo. Em 1906 um vestido menos marcado, sem espartilho, liberando as mulheres do incomodo. Ao inves de espartilhos: ligas ou soutiens.

1909-

Anos 10

-
Turbantes e brocados

-Saia jupe entrvee (saia entravada): Largas no quadril e afunilavam no tornozelo.

Anos 20

-Final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918): Ocorreu na Europa o fenomeno de “leveza e da celebração da vida”. Espírito forte conhecido como Anos Loucos.

-Durante a primeira guerra mulheres assumiram papel diversos trabalhos, que antes eram realizados por homens, impulsionou nova postura da mulher.

-Estilo Jazz e Chearleston ( dança feita com balançio de joelhos)

-Descobertas cientificas: encorajavam prática de esportes ao ar livre

 -Período de liberdade feminina: silhueta tubular, cintura, seios e quadris menos evidenciados.

-Uso de calça (mulheres), na secunda metade do seculo foi liberado somente no trabalho, senão nao era bem visto.

Movimento Bloomer

-Amélia Bloomer em 1851 propos uma saia abaixo do joelho, e por baixo uma calça larga presa nos tornozelos. Tudo isso foi ridicularizado na época.

-No final do seculo XIX para o começo do XX, as saias bifurcadas foram adotadas por varias mulheres.

-No Brasil  (RJ) em 1911 uma mulher foi vaiada e agredidas por usar uma saia-calça.

-Roupas Práticas: Durante a guerra. Busca por simplicidade.
Surgimento de Coco Channel-Gabrielle.

-A sociedade dos anos 20, além da ópera ou do teatro, também frequentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks. As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford.
A cantora e dançarina 
Josephine Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.

-Mulheres: já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquilagem. A boca era carmim, pintada para parecer um arco de cupido ou um coração; os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis; a pele era branca, o que acentuava os tons escuros da maquilagem.

-A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston - dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a "la garçonne", como era chamado.

-A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos. 
Em 1927, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres - um verdadeiro escândalo aos mais conservadores.

-A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.

-Outro nome importante foi Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha "sportswear", criando coleções inteiras para a estrela do tênis Suzanne Lenglen, que as usava dentro e fora das quadras. Suas roupas de banho também revolucionaram a moda praia.
Patou também criava roupas para atrizes famosas.

-Os anos 20, em estilo art-déco, começou trazendo a arte construtivista - preocupada com a funcionalidade, além de lançamentos literários inovadores, como "Ulisses", de James Joyce. É o momento também de Scott Fitzgerald, o grande sucesso literário da época, com o seu "Contos da Era do Jazz".

-No Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna, realizada por intelectuais, como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, levou ao Teatro Municipal de São Paulo artistas plásticos, arquitetos, escritores, compositores e intérpretes para mostrar seus trabalhos, os quais foram recebidos, ao mesmo tempo, debaixo de palmas e vaias. A Semana de Arte Moderna foi o grande acontecimento cultural do período, que lançou as bases para a busca de uma forma de expressão tipicamente brasileira, que começou a surgir nos anos 30.

-Em 1925, pela primeira vez, os surrealistas mostraram seus trabalhos em Paris. Entre os artistas estavam Joan Miró e Pablo Picasso

-Foi a era das inovações tecnológicas, da eletricidade, da modernização das fábricas, do rádio e do início do cinema falado, que criaram, principalmente nos Estados Unidos, um clima de prosperidade sem precendentes, constituindo um dos pilares do chamado "american way of life" (o estilo de vida americano).

-Toda a euforia dos "felizes anos 20" acabou no dia 29 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York registrou a maior baixa de sua história. De um dia para o outro, os investidores perderam tudo, afetando toda a economia dos Estados Unidos, e, consequentemente, o resto do mundo. Os anos seguintes ficaram conhecidos como a Grande Depressão, marcados por falências, desemprego e desespero.

ANOS 30

-Crise bolsa de Nova York- 1920

-Fim dos anos loucos.

-Moda Torna se mais sombria

-Padrões naus conservadores foram adotadas.

-Silhueta-Ombros destacados, cintura posição original.

-Talentos: Elsa Schiaparelli . Dimensão conceitual, conheceu coleções temáticas, tendências dos estilistas.
Abriu a moda para o espetáculo e conceito. Ideias cubistas e surrealistas.

As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer. Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira. 

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