O APARECIMENTO DO HOMEM EM DIVERSAS REGIÕES E SUA NECESSIDADE DO CONTROLE DA NATUREZA
Por: Fellipe Yang • 12/1/2018 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
CAMPUS MATA NORTE
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
POLO FLORESTA
FELIPE VALDIR DE OLIVEIRA
2ª WEBQUEST: Aparecimento do homem em diversas regiões e sua necessidade do controle da natureza
DISCIPLINA: PRÉ-HISTÓRIA
PROFESSOR (A): Thales Emmanuel Bentzen Campelo
MATA NORTE - PE
NOVEMBRO – 2017
APARECIMENTO DO HOMEM EM DIVERSAS REGIÕES E SUA NECESSIDADE DO CONTROLE DA NATUREZA
Impossível afirmar com exatidão quando se deu inicio a agricultura, pois surgiu em um tempo em que não haviam registros históricos, porém, estima-se que surgiu a mais de 10.000 anos no oriente médio, porém, essas afirmações constantemente se contradizem, logo que sempre nos deparamos com historiadores que afirmam que a agricultura surgiu em vários lugares, e foram se espalhando ao longo do tempo até se tornar uma atividade global.
Mediante a complexidade em compreender os fatores naturais que estão relacionados com a vida na terra, saber manusear a agricultura foi o que tornou o ser humano um ser racional, assim se deu inicio a transição do Paleolítico para o Neolítico. A natureza tem um curso certo a seguir e ao descobrir como esses processos ocorriam, o homem foi capaz de moldar a natureza da maneira que lhe beneficiava, sendo assim, foi possível plantar o que queriam, sem precisar mudar de lugar de forma nômade.
É preciso haver um controle da natureza, porque a forma com que a agricultura tem sido manuseada desde o inicio dos tempos, tem afetado duramente o percurso natural, em alguns casos, a desertificação se deve ao mal uso das técnicas agrícolas, o desmatamento afim de propiciar o plantio e a construção de novas cidades, tem obrigado a natureza a mudar seu curso, assim, plantas e animais estão começando a ficarem extintos. A agricultura é imprescindível para a vida humana, mas ela está sendo feita de uma maneira prejudicial ao meio ambiente.
Perante ao que foi analisado, podemos perceber que a agricultura foi fator determinante para o surgimento das sociedades, logo que a mesma possibilitou que os indivíduos pudessem permanecer juntos no mesmo local e isso fez com que os seres humanos adquirissem dependência um dos outros, logo que nem todos eram capazes de plantar e por isso, aqueles que não plantavam, eram obrigados a conviver com quem planta e assim se deu inicio ao processo evolutivo da sociedade que vem se transformando continuamente.
REFERÊNCIA
MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: Do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: NEAD, 2010
...