O CONTEXTO DA EXISTÊNCIA HUMANA
Por: ronaldocastilho • 13/5/2021 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 137 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Ronaldo Alexandre Castilho
RA 1110905
ATIVIDADE DO 1º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:
O CONTEXTO DA EXISTÊNCIA HUMANA
Curso: Licenciatura em História – EaD
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura
Tutor a Distância: Luiz Antonio Sabeh
POLO
2013
A finalidade da existência humana vem sendo debatida desde sua criação, quando Deus achou que o mundo que ele criará em seis dias estava sem graça. Deus criou o universo por meio de palavras. Ele determinou às estrelas e aos planetas que existissem. Iniciou o processo de criação a partir do nada. Com a presença do Espírito Santo e pela ação de sua palavra, a criação ocorreu, com o surgimento de Adão, o primeiro homem a habitar a terra. Com o passar do tempo, Deus percebeu que Adão estava se sentido solitário, e resolveu criar Eva, formando assim o primeiro casal.
O mundo continuou sendo um cenário de esplendor, mas passaram os anos e algo mudou, as duas primeiras pessoas desistiram do prazer da companhia de Deus, trocando-a pelos próprios interesses. Milhares de anos depois, chegando ao século XXI, visualizamos uma humanidade que também se preocupa com os próprios interesses. Com o mundo globalizado, com as informações chegando segundo a segundo pela internet e redes sociais, com a correria do dia a dia e com grande parte da humanidade vivendo em um ativismo, o mundo passou a ser egoísta e egocêntrico.
São poucas as pessoas que se preocupam em estar em comunhão com as outras mais necessitadas de atenção e carinho. O homem está cada vez mais solitário em mundo paralelo, se esquecendo do principal conceito que é a família. Visualizando durante séculos que a família é o bem mais precioso que um ser humano possa ter. É com a família que buscamos refúgio quando precisamos, é com a família que temos carinho e atenção quando estamos envolvidos em algum problema, é junto com a família que construímos sonhos e buscamos concretiza-los. Quando estamos doentes é a família que nos dá estrutura psicológica e emocional para superarmos a enfermidade. Resumindo a família é à base da construção do caráter do ser humano.
Todas as pessoas vivem intensamente os seus sonhos. Eu sempre digo que uma pessoa que deixou de sonhar, deixou de viver. O sentido da vida do ser humano é estar sonhando constantemente, buscando concretizar e realizar os seus objetivos, e para concretizar todos os sonhos precisamos ter Deus em nosso coração, precisamos que Jesus habite em nós. Muitos dizem que se você sonha, é por que Jesus sonhou antes, e plantou o seu sonho no coração do homem.
Buscar conhecimento se tornou uma prática indispensável no mundo em que vivemos, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso o ser humano tem como seu principal objetivo entrar em uma universidade, cursar o curso desejado, se formar e exercer a sua profissão com excelência, buscando sempre o sucesso. Sucesso para mim é você fazer bem feito algo que você se propôs a fazer, tenho este conceito definido, e a fama é decorrência do seu sucesso. Por falar em fama, é outra ilusão que o homem vem buscando com tamanha intensidade. Muitos confundem sucesso e fama, mais a diferença para mim está escrito nas linhas acima.
...