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O Ensino da História em ambientes multiculturais

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  5.383 Palavras (22 Páginas)  •  462 Visualizações

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Aprender a ensinar história em salas de aula culturalmente diversas

Arja Virta *

Universidade de Turku, Departamento de Formação de Professores, Assistentinkatu 5, 20014 Turku, Finlândia

Este artigo examina o pensamento dos futuros professores de história sobre os aspetos étnicos e

diversidade cultural e suas experiências de aprender a ensinar sobre a história em salas de aula multiculturais. O artigo analisa as conclusões de um estudo de acompanhamento 22 Professores estudantes finlandeses durante o seu programa de formação de professores de nove meses. Os dados consistem em dados do questionário e vários trabalhos escritos desta amostra, além de entrevistas com nove pessoas selecionadas. De acordo com os resultados, sinais de continuidade e transformação são evidentes no pensamento dos formandos. Os informantes frequentemente descreviam problemas relacionados à diversidade, embora a maioria deles não viam a diversidade como uma mudança no modo de ensinar a história como tal.

Palavras-chave: formação de professores; história de ensino; diversidade

Introdução

A maioria das mudanças que a diversidade étnica e cultural traz para o trabalho dos professores pode ser compartilhado por todos os professores, independentemente da forma da escola ou da especialização do assunto. Algumas dessas mudanças são mais diretamente específicas à disciplina e dimensões específicas da educação intercultural também são vitais para o desenvolvimento da educação relevante e para competência intercultural dos professores (Cochran-Smith, Davis e Fries, 2004). Contudo, futuros professores parecem refletir sobre o ensino em diversas salas de aula em termos de interação social e não como uma questão relacionada com o assunto (Milner 2005).

Quanto ao currículo de história, um desafio importante é que tipo de história deve ser tratado em salas de aula multiétnicas, embora a principal preocupação dos professores de ensino prático em diversas classes pode lidar com problemas de aprendizagem dos alunos, muitas vezes

relacionado à linguagem. A educação histórica está sempre inserida em um ambiente social e contexto cultural, e, portanto, mais ou menos evidentemente colorido pelos valores da comunidade

(ver, por exemplo, Coulby 2000; Rüsen 2000). A história pode assim ser vista como a mais política das disciplinas escolares, e em muitas sociedades tem sido um instrumento para a criação de identidade ou solidariedade para com a Nação e o Estado. Embora esta talvez não seja toda a história, multiculturalismo ou diversidade cultural e étnica desafia ensino tradicional de história, a questão básica torna-se em como ensinar a história de modo significativo para todos os alunos, independentemente de suas origens étnicas.

Este artigo analisa as reflexões dos futuros professores de história sobre a experiência de aprender a ensinar história em salas de aula culturalmente diversas e examinar como pensar na diversidade étnica e cultural se desenvolve durante o programa de formação de professores. O artigo revisa algumas descobertas de um estudo de acompanhamento, que cobriu todo o programa de educação de professores de nove meses. As descobertas relatadas aqui são com base nos dados recolhidos no início, no meio e no final do curso.

História e Diversidade

A educação histórica em qualquer sociedade - embora não necessariamente em todas as escolas - tende a refletir as características etnocêntricas das narrativas nacionais. Estas, no entanto, tendem a se tornar cada vez mais inadequadas com o aumento da diversidade cultural e como resultado de alguns alunos experimentando que não é a história deles que está sendo ensinado (Giroux 1997; Rüsen 2007). Isso é particularmente desafiador em termos culturais diversas turmas, onde os alunos podem ter histórias conflitantes e historicamente traumas construídos em seus antecedentes familiares (Dilg 1997; Barton e McCully 2005). A consciência histórica é criada em contextos socioculturais, enquanto a escola a história é apenas um dos agentes que a formam (Levstik 2000; Barton 2001). Indicações isso também é visto no estudo de Ahonen (1998) sobre o ensino secundário finlandês consciência histórica dos alunos. Os entrevistados identificaram com certo eventos na grande narrativa nacional. Embora esses eventos sejam tratados no currículo escolar, a forte ênfase dada a eles é obviamente mediada por outros elementos da cultura histórica.

Há um corpo crescente de pesquisas sobre como as origens étnicas dos alunos nacionalidades influenciam suas conceções históricas (por exemplo, Seixas, 1993; Wertsch, 2000; Epstein 2000, 2006; Barton e McCully 2005; Nordgren 2006). Especialmente para adolescentes que vêm de minorias étnicas, por exemplo, outros agentes que não o escola pode ser fontes mais poderosas de identificação histórica do que lições de história são (por exemplo, Seixas 1993; Epstein 2000, 2006). Portanto, as escolas e as aulas de história podem entendidos como locais de encontro de diferentes culturas históricas (Levstik 2008). No entanto, como Wineburg (2000) observa, os professores não estão acostumados a prestar atenção àqueles elementos da consciência histórica que as crianças adotam fora da escola.

A história e a natureza da diversidade étnica ou cultural são únicas em diferentes sociedades, e suas consequências para o ensino de história são multifacetadas. Por um lado, a diversidade e a necessidade de diferentes perspetivas sobre a história nacional com base em contradições ou desigualdades duradouras dentro de uma sociedade. Outra perspetiva para a diversidade aparece quando se examinam situações em que estudantes "étnicos" representam novos grupos migrantes, muitas vezes refugiados, que eles próprios ou cujas famílias recentemente imigrou para um novo país. Tomemos o exemplo da escola no presente estudo, no qual os alunos docentes realizaram sua prática docente. Sobre 47% do total de alunos nas séries superiores da escolaridade obrigatória (7ª a 9ª séries) representam grupos diversos que não a população finlandesa dominante, e quase 40 grupos linguísticos estão representados na escola.

Qualquer que seja a constelação étnica de uma sala de aula individual, o objetivo básico é sempre para criar oportunidades iguais para todos os alunos, independentemente de suas origens, para aprender e crescer em cidadania. Neste processo, a tarefa dos professores de história é tornar a história significativa e acessível também para os alunos que não compartilham quadro comum. Portanto, competência intercultural ou sensibilidade intercultural, ou pedagogia culturalmente relevante (Ladson-Billings 1995), ou culturalmente responsiva o ensino (Gay 2000) é necessário na educação histórica. Gay enfatiza que culturalmente o ensino responsivo reconhece o conhecimento cultural, experiência e estruturas que alunos com diversas origens têm. Isso é compatível com a ideia de multiperspetividade no ensino de história, ou seja, reconhecendo o fato de que não há verdades necessariamente absolutas sobre o passado, mas muitas vezes múltiplas interpretações dos mesmos desenvolvimentos ou eventos (Stradling 2003; Nieto e Bode 2008). Tudo isso proporciona uma dimensão vital na aprendizagem profissional multifacetada de professores de história.

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