Prática de Ensino : Vivência no Ambiente Educatico
Por: analy16 • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 722 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS.
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE: VAE).
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA - EF II
Analy de Luccas Bueno RA: 1423478
POLO BAURU-CENTRO- SP
2015
PLANO DE AULA-EFII
Tema da aula: Arte dos Mosaicos Disciplina: Artes Visuais
Nível de Ensino: (X) Ensino Fundamental II – 8° ano
Tempo de duração da aula: 50 minutos
1. Conteúdos:
Apresentar a importância da arte dos mosaicos ao longo da história e atual sobre tal tema.
2. Objetivos:
- Apreciar as principais manifestações e produções do mosaico no decorrer da história.
- Entender a importância desta arte como patrimônio cultural de uma sociedade.
- Identificar nas obras apresentadas sobre mosaico um olhar crítico e o sentido destas obras no momento histórico daquela sociedade
- Experimentar a produção de mosaicos, utilizando a técnica artística em sala de aula, mas confeccionando as obras com papéis.
3. Recursos:
Os recursos a serem utilizados pelo professor nesta aula serão: o ambiente em sala de aula; a lousa para apresentar alguns conceitos históricos E para a confecção pelos alunos do mosaico utilizará: folhas coloridas de papel dobradura já devidamente cortadas em pedacinhos como pequenos azulejos; lápis grafite; cartolinas pretas para a base do trabalho e cola branca.
4. Etapas da Aula
a) Introdução ao tema:
A aula terá início com a apresentação do tema pelo professor: Arte dos Mosaicos; abordando o conceito da palavra mosaico, que surgiu a partir da palavra “mosaicon”, que significa “musa”, mas com tradução como “paciência das musas”, destacando que o mosaico requer paciência e dedicação para sua produção. O tempo de duração estimado em 5 minutos.
b) Desenvolvimento da aula:
O professor apresentará um breve histórico dos mosaicos, onde nas antigas civilizações como no Egito e na Mesopotâmia cerca de 3500 anos A.C, já produziam arte dos mosaicos, destacando a obra “Estandarte de Ur”, que são 2 painéis retangulares feitos em mármore, arenito avermelhado, lápis lazúli e conchas, mostrar a imagem impressa para que os alunos conheçam, além de mencionar o significado dos painéis, onde retratam cenas de guerras com o rei e cenas da vida domésticas de um dos reis sumérios.
Figura 1: “Estandarte de Ur”.
[pic 2]
Fonte: http://yonelins.tripod.com/historia/
Por fim, o professor deverá abordar ainda a Arte Bizantina por volta do século VI na Idade Média, época em que o Cristianismo era a religião oficial do Império Bizantino, onde as produções dos mosaicos estavam fortemente presentes nas construções das igrejas, decorando as paredes e abóbodas, com a representação de temas bíblicos, proféticos e imperiais, como se observa na figura abaixo , onde está imagem também será exibida aos alunos. O tempo previsto estimado de 10 minutos.
...