TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  28/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.509 Palavras (23 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 23

projeto tiete

INTRODUÇÃO

Otiete deu a são paulo quando possuia: O ouro das areias, a força das águas, a fertilidade das terras, a madeira das matas, os mitos do setão. Despiu-se de todo encanto e todo o misterio: despoetizou-se e empobreceu por sp e pelo Brasil.

Estamos na terceita etapadas obras do projeto do rio tiete, considerando um dos maiores programas de saneamento ambiental da America latina.

obras do lote 01 foram fundamentais para a completação do projeto tiete, que pretende sanear e recuperar o principal rio dos paulistas.

O programa iniciado em 1998, por não conseguir vencer os picos rochosos da região onde nasce, na serra do mar e seguir para o litoral, o tiete corre para o interior, atravessando 1136 quilometros dentro do estado de são paulo.

História

Esse itinerario ajudou os bandeirantes, no seculo 16 e 17, a atingir o centro - oeste do Pais. Navegando durante meses pelos rios tiete, Parana,Pardo,Coxim e Cuiabá, eles conseguiam chegar a região  das minas de ouro recem-descorbertas em Mato grosso e Goias.Foi assim que surgiram vilas e povoados, trazendo desenvolvimento e riqueza ao interior do Brasil.

Para quem vive na São Paulo hoje é dificil imaginar o Tiete do começo do sec 19, com lavadeiras esfregando roupas as margens do rio tiete foi eleito para produção de energia.

Começou assim um outro capitulo em sua historia, na qual não foi incluida a necessidade de tratamento de esgoto.

É uma historia triste que se intensificou entre 1940 e 1970. Mas foi apenas nos anos 90, quando o rio já estava totalmente degradado, que os paulistanos, inspirados na recuperação do Rio Tâmisa, em londres, se mobilizou para salvar o Tiete, um patrimonio natural do Brasil.

O projeto Tietê

Nasceu nas ondas sonoras da Radio Eldorado, que apresentou em 1991, um programa em parceria com a BCC de Londres, realizado simultaneamente na Inglaterra e no Brasil.

Dois reporteres, um do despoluido rio Tâmisa, em londres e o outro no Rio Tietê, que havia se tranformando no esgoto de SP, trocaram em impressões ao vivo. E sem o saber, despertaram em milhares de paulistanos o sonho de ter seu rio de volta limpo e navegavel.

Uma campanha, lançada para expressar a vontade da população, recolheu um milhão de assinaturas, simplismente o maior abaixo- assinado já realizou no Brasil.

Tamanha ação da cidania envolveu também o governo do estado de SP, que em 1992 saiu em busca de recursos junto ao BID- banco interamericano de desenvolvimento- para crioar o Programa de Despoluição do Rio Tiete, mais conhecido como Projeto Tietê.

A Sabesp, empresa ligada à secretaria estadual de recursos hidricos, saneamento e obras, ficou com a responsabilidade da execução da ousada tarefa de acabar com a poluição gerada por esgotos na região metropolitana de sp, onde vivem 21,5 milhoes de pessoas.

Além de uma atuação direta nas áreas de saneamento básico, o Projeto tietê previa o controle o controle de poluição industrial e dos residuos sólidos, a abertura e urbanização dos fundos de vale e investimento na educação ambiental das futuras gerações.

Primeira etapa (1992-1998)

A primeira etapa do projeto do rio tiete buscou metas ambiciosas: estender o serviço de coleta de esgoto a mais 250 mil familias: ampliar o porcentual da população urbana atendida pela sabesp, de 70% em 1994, para 80% em 2001 e aumentar a capacidade de tratamento de esgoto na rede da região metropolitana de sp, elevando o indice de esgoto tratados de 24% para 62% no mesmo periodo.

ENTRE AS OBRAS EXECUTADAS, DESTACAM-SE:

Estação de tratamento de esgoto São Miguel, com capacidade de 1,5 m3/s, inagurada em junho de 1998.

Estação de tratamento de esgoto parque novo mundo com capacidade de 2,5 m3/s, inagurada em junho de 1998.

Estação de tratamento de Esgoto ABC, com capacidade de 3,1m3//s, inagurada em junho de 1998

Estação de tratamento de esgoto barueri, que teve a capacidade ampliada de 7,0 m3/s para 9,5 m3/s e foi inagurada em outubro de 1998.

Instalação de 1,5 mil quilometro de redes coletoras;

Execução de 250 mil ligações domiciliares

Instalação 315 km de coletores- tronco

execução de 37 quilometros de interceptores.

SEGUNDA ETAPA 2002-2007

PRINCIPAIS OBJETIVOS

Elevar os indices de tratamento de esgoto de 62% para 70% na região metropolitana de sp.

Estender o serviço de coleta de esgoto a mais de 400 mil familias

Controlar a emissão dos efluentes de mais 290 industrias.

PRINCIPAIS METAS

Realização de 290 mil novas ligações domiciares

Execução de 1200 quilometros de redes coletoras.

Instlação de 146 quilometros de interceptores e coletores de tronco.

OBJETIVO OPERACIONAIS

Impedir extravasamentoe lancamento indevidos de esgoto.

Promover utilização plena capacidade das estações de tratamento de esgoto

OBJETIVOS E SAUDE PUBLICA

Declinio dos indices de mortalidade infantil.

Melhorias do nivel da qualidade de vida.

PRINCIPAIS METAS AMBIENTAIS

Promover a educação ambiental por meio da SABESP,CETESP eORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGS)

Monitoramento da qualidade da água do rio tiete e dos seus efluentes.

Controle de contaminação das águas por residuos industriais.

Investimento

Na segunda fase foram  aplicadados 400 milho~es

TERCEIRA FASE PROJETO TIETÊ

 o Projeto Tietê está na terceira , iniciada em 2009 e que se estenderá até 2015. A meta do Governo do Estado e da Sabesp é garantir, até o final da década, água potável, coleta e tratamento de esgoto nas cidades atendidas. O investimento para o período de 2011 a 2015 é de US$ 2 bilhões. São 564 intervenções em andamento, espalhadas por 27 cidades.

O investimento de R$ 756 milhões anunciado pelo Governo contribuirá para despoluir o Tietê e seus afluentes, como os rios Pinheiros, em São Paulo, e Tamanduateí, em São Bernardo, e os córregos Baquirivu (Arujá), Cabuçu de Cima e Oratório (capital), Perová (Itaquaquecetuba) e Vila São José (Barueri).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com