O PLANO DE AÇÃO LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Por: ROGERIOPIMENTEL • 14/1/2022 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PLANO DE AÇÃO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
IVONETE DA MAIA RU: 2796067 POLO: GUARATUBA CIDADE: GUARATUBA/PARANÁ ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIFERENTES CONTEXTOS |
1. TEMA
A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR SOBRE O CRISTIANISMO NOS AMBIENTES EXTRACURRICULARES COMO FUNDAMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA.
2. JUSTIFICATIVA
Apresentar o cristianismo não meramente como uma religião que possui relação com a educação, mas como um processo educativo, diante da importância de despertar nas crianças e adolescentes o desejo de aprender a disciplina de História fora dos ambientes escolares, com uma metodologia diferenciada. Afinal, o Livro mais importante em aprendizagem de História Antiga, é a Bíblia Sagrada. Além de que A tradição e a história do cristianismo tem legado a educação grandes contribuições que com o passar do tempo foram aperfeiçoados, portanto, a sociedade não precisa ver no cristianismo um inimigo, mas um aliado ao processo educativo, pois no interior das instituições religiosas existem políticas sociais, que favorecem a formação do individuo e seu engajamento social e não destoa dos objetivos educacionais, mas acrescenta à formação integra.
3. OBJETIVOS
• Buscar meios pedagógicos para estimular e desenvolver o ensino da disciplina de História para crianças e adolescentes em sala de aula educativa de instituição religiosa protestante.
• Aplicar diversas atividades educacionais no contexto religioso, identificando quais as metodologias mais eficazes, a fim de que a criança e o adolescente tenha desejo pela disciplina de História, quebrando o paradigma de ensino, avaliação, e nota.
• Realizar atividades pedagógicas que estimulem o público alvo, bem como, haja essa transmissão de conhecimento, aluno – professor, tornando-os mais conscientes quanto a importância do Cristianismo para a Educação e consequentemente a Disciplina de História.
4. SINTESE DO ASSUNTO
Diante da temática proposta, nos dias atuais, sabemos que a escola é promovedora da educação sistematizada, mas dentre as instituições sociais as igrejas sejam elas católicas ou evangélicas são apenas vistas como um espaço de propagação de fé, no entanto o que deve ser priorizado como um ambiente de valores e princípios, mas também como um ambiente de educação e conhecimento. Desta maneira, nos leva a analisar a Disciplina de História conectada com a educação e aferindo a sua ligação com a religiosidade.
A história da educação está intimamente ligada à própria história das instituições religiosas. A casta sacerdotal que nas sociedades arcaicas, detinha o poder político ou pelo menos dele participava ativamente, deve ter compreendido de maneira bastante clara, a importância de chamar a si o controle do sistema educacional, por mais informal e limitado que ele fosse (TOSCANO, 2001, p. 139)
5. PROPOSTA DE TRABALHO
Nosso Plano de Ação partiu da premissa de busca por materiais bibliográficos e referenciais a cerca do tema apresentado, buscando a melhor metodologia para trabalhar com o público referenciado, depois disso, será aplicado às crianças e adolescentes participantes das aulas ministradas na escola bíblica da Igreja Evangélica “Ministério Igreja Viva de Guaratuba” realizando adaptações de conformidade com a necessidade e o contexto a ser vivenciado, como atividades em pequenos grupos, roda de conversa, exposições de vídeos, materiais ilustrativos, fantoches e outros.
...