O RESUMO - EMBOABAS
Por: revsins • 18/12/2022 • Resenha • 547 Palavras (3 Páginas) • 64 Visualizações
Guerra dos Emboabas
INFORMAÇÕES BÁSICAS
A Guerra dos Emboabas, revolta nativista (insatisfação com a administração local, não envolvida com interesses de fins separatistas), ocorreu no século XVIII durante 1707 e 1709. Nisso, caracteriza-se a presença de dois grupos, ambos visando fins opostos e consolidando, posteriormente, uma disputa armada.
• É importante salientar que a busca acentuada de ouro na época deu-se pela chamada crise do açúcar, em decorrência a desvalorização do açúcar no mercado europeu, que reascendeu o interesse econômico de exploração em jazidas de ouro.
• Mediante ao momento de descobrimento, não havia um determinado dono do território, muito menos inspeção de entrada e saída. Neste sentido, qualquer pessoa que estivesse nas minas poderia facilmente pegar ouro.
• Conforme a informação anterior, a Coroa negou qualquer pedido de monopólio na região devido a desorganização e falta de compreensão de quais fatos exteriores apresentados eram verídicos.
• A luta de demasiado interesse pelos privilégios em Minas Gerais foi tanta que passou a desagradar a Coroa. Desta forma, a produção mineral tornava-se escassa, também contribuindo para uma baixa arrecadação de tributos.
• A mina de ouro era localizada em Sabará (atual região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais). O ouro foi apelidado temporariamente de “ouro de aluvião”.
GRUPOS ENVOLVIDOS
᠈ BANDEIRANTES OU PAULISTAS
Os Bandeirantes foram os primeiros a encontrar ouro em Minas Gerais, portanto, exigiam o monopólio (privilégio legal) das regiões mineradoras recém descobertas.
- Liderado por Manuel de Borba Gato (1649 – 1718)
[pic 1]Borba Gato
- Desejavam, por meio da Coroa, o direito de explorar
exclusivamente o ouro, independentemente de serem nativos da região, ou não.
᠈ EMBOABAS OU FORASTEIROS
Os Emboabas eram, no geral, portugueses, imigrantes e brasileiros.
[pic 2]Imagem representativa
➥ Emboabas é um termo pejorativo fazendo alusão as
aves que possuem penas até os pés, uma comparação as botas que os Emboabas utilizavam.
CAUSAS E ESTOPIM
Conforme desavenças e pensamentos opostos são evidentes, inicia-se, então, os primeiros motivos principais que geraram tal conflito. Entre as causas da Guerra dos Emboabas, as que mais se destacam são:
- Interferência dos Emboabas nas predominantes
explorações de jazidas dos Bandeirantes.
...