TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Sociologia

Por:   •  13/12/2018  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Usinas termelétricas

Grupo: Adonai Lopes, Gabriel Moreira, Giordan Rodrigues, Guilherme Trombin & Henrique Aguiar

Turma: Informática 3

O que é? E como funciona?  

     

    Usinas termelétricas são instalações onde a geração de energia se dá através da geração de calor, esse calor esquenta um reservatório de água(caldeira), produzindo vapor que estando sob uma alta pressão move as pás de uma turbina que aciona um gerador.

    Como já foi citado antes a geração de calor pode ocorrer de algumas formas como combustíveis fósseis em geral(óleo diesel, carvão mineral), ou então através da fissão nuclear(urânio enriquecido) que são os mais utilizados, porém há usinas que utilizam bagaço de plantas como aqui no Brasil que utiliza-se bagaço da cana de açúcar.

   

Vantagens

   O carvão mineral que é um dos melhores combustíveis é barato e abundante, tem  um tempo de construção menor do que as hidrelétricas, com o dobro de produtividade, ocupando menos espaço e ainda podendo ser instaladas próximas às “regiões de consumo”, evitando gastos com linhas de transmissão.

Desvantagens

    Com o uso recursos esgotáveis geram preocupações médio longo prazo, além de haver grande emissão de poluentes como dióxido de carbono agravando o efeito estufa, e grandes problemas no descarte de lixos radioativos.

    Há também um grande consumo de água tanto para a geração de energia quanto na refrigeração das turbinas da usina.

Em geral apresentam um preço final da energia elétrica bem mais elevado se comparado a outros tipos de geração de energia.

Utilização no Brasil

    No Brasil a geração de energia por termelétricas fica de lado, sendo trocadas pelas hidrelétricas que são a fonte primária do país, exceto em casos especiais como em crises de energia que elas são utilizadas como fontes complementares de energia .

Impactos ambientais

Com a liberação de dióxido de carbono em massa as termelétricas agravam ainda ais o efeito estufa(aquecimento global), e também coopera com a chuva ácida. Além de tudo ajuda no esgotamento de recursos esgotáveis como o carvão mineral e o gás natural. Estima-se que no Brasil apenas com o incremento de termo usinas ocorra um salto de 4,5 milhões para 16 milhões de toneladas de carbono liberadas na atmosfera.

Curiosidades

  • Em 1883 foi inaugurada a primeira Usina Termoelétrica do Brasil, em Campos dos Goytacazes, com a potência de 52 kWA

  • O Brasil dissemina, por ano, 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera.

  • Pouco mais de 60% da energia do mundo é produzida em Usinas Termoelétricas.
  • No Brasil, onde o uso é predominantemente de usinas hidroelétricas, as termoelétricas atuam para abastecer as indústrias e também como fontes de reserva em casos de crise energética. Mesmo assim, elas não ultrapassam os 7,5% da produção nacional de eletricidade, e esse número só é alcançado quando todas as usinas estão em funcionamento no país.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (95.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com