Os Problemas dos Países da Periferia do Capitalismo
Por: AngelicaRruda1 • 24/3/2016 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 818 Visualizações
Os Problemas dos Países da Periferia do Capitalismo
Os estudos da etnografia urbana dividem-se em duas linhas de pensamentos: a primeira estuda os problemas dos países da periferia do capitalismo, enquanto a segunda linha de pensamento que se dedica ao estudo dos países do centro capitalista.
A urbanização pode trazer uma série de benefícios para determinada comunidade, região, cidade, etc., desde que essa seja previamente elaborada, mas o que ocorre na realidade é bem diferente, principalmente nos países subdesenvolvidos ou emergentes como, por exemplo, o Brasil. Os maiores problemas dessa urbanização sem planejamento são a falta de saneamento básico, educação, segurança, postos e hospitais de saúde para atender a população, transporte público ineficiente, poluição; estes só são alguns dos problemas que afetam os grandes centros dos países periféricos. Os governantes não conseguem elaborar políticas públicas que atendam às necessidades de um centro urbanizado, a má distribuição dos recursos arrecadados através de impostos também contribui para agravar a crise dos grandes centros urbanos.
Um fator comum aos centros urbanos é o crescimento populacional desenfreado, sem educação adequada/eficiente e a falta de comunicação e estrutura familiar, entre outras causas, levam cada vez mais adolescentes a se tornarem pais ou mães muito cedo, sem condições financeiras e maturidade para criar seus filhos, em muitos casos os avós ou outros familiares tomam esse papel de criá-los.
Outro problema encontrado é a falta de moradia, levando muitas famílias a ocuparem áreas de riscos como morros ou encostas.
Utilizando os conceitos da antropologia é possível realizar estudos e criar métodos para determinar a causa dos problemas e propor soluções eficazes para os centros urbanos de acordo com suas necessidades.
...