Os portugueses e a exploração de açúcar no Brasil
Por: Isabellafqg • 19/2/2019 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Os portugueses e a exploração de açúcar no Brasil
No período em que a cana-de-açúcar estava rendendo largamente com a produção do açúcar na Europa, houve o “descobrimento” do Brasil, naquela época não se achava metais preciosos e como os portugueses já haviam desenvolvido técnicas de plantio nas Ilhas do Atlântico, foi tudo muito propício para que se iniciasse o cultivo da cana-de-açúcar, em 1518 e 1519.
Foi principalmente a partir de 1530 que os portugueses começaram a multiplicar a produção e plantação chegando em 20.400 toneladas no ano de 1630.
O principal polo de desenvolvimento e crescimento do plantio da cana-de-açúcar foi o Nordeste Brasileiro, lá se localizavam os engenhos mais grandiosos. Esse local foi tão propício devido ao clima tropical, ao solo de massapé e a facilidade com os cursos d’água ao transportar as mercadorias até o litoral para embarcar rumo à Europa.
Engenho foi um termo popularizado como sendo todo o local ao redor de onde plantava-se e produzia-se o açúcar, onde a sede administrativa era a casa-grande (moradia do senhor do engenho, sua família e agregados), a moradia dos escravos que era a senzala e por fim haviam as terras de plantio predominante da cana-de-açúcar.
O engenho (ao seu sentido popular) de açúcar tinha grande poder ao ser uma “unidade social”, possuindo relações de produção e convívio. Suas condições eram de riqueza, poder, prestígio e nobreza do Brasil, ter um engenho como propriedade e ser servido, obedecido e respeitado por muitos era a maior aspiração de seus contemporâneos .
Diferente do que muitos acham , o engenho não se mantinha apenas do trabalho escravo, havia uma classe de trabalhadores remunerados para cargos específicos, como o mestre de açúcar, o purgador, os feitores e muitos outros.
A produção de açúcar seguia etapas bem determinadas, da plantação para a moenda, desta para a casa de purgar e então para a fornalha, por fim ele era transportado para que chegasse à Europa para receber um tratamento refinatório antes que fosse comercializado.
A empresa açucareira aqui no Brasil foi muito mais complexa que uma simples exploração de terras coloniais, ela constituiu em um sistema. Todo esse período ainda reflete no Brasil atual e prejudica principalmente o Nordeste Brasileiro com o desgaste e enfraquecimento do solo por conta do plantio excessivo e descuidado no solo.
...