Principio e pratica da gestão escolar
Por: marialouize • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.806 Palavras (24 Páginas) • 277 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO – 100h
UNIDADE 1
GESTÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Qual o perfil da nova escola?
O perfil da nova escola tem que ser composto de educadores, materiais, atividades e ambientes de aprendizagem - físicos e virtuais - acolhedores, estimulantes e desafiadores para os alunos. Deve-se adaptar e investir maciçamente em tecnologias, em instalações e em recursos humanos, devendo oferecer uma vasta gama de opções educacionais e também de atividades extracurriculares.
2. Atualmente tem se falado muito em “ gestão democrática”. Afinal, qual a definição da “gestão democrática escolar”, no âmbito da escola pública?
É um princípio constitucional fortalecido pela LDB, que, na qual, faz parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade. Com isso, as escolas passaram a ter legitimidade para exercer a democratização da gestão enquanto possibilidade de melhoria do processo educacional.
3. Escreva sobre as cinco áreas da gestão escolar, comentando a importância de cada uma.
Gestão pedagógica: Está direcionada a implementação, o acompanhamento e avaliação do PPP. É um dos aspectos mais importante e significativo da gestão escolar, pois envolve o aspecto educativo e pedagógico. Sendo assim o gestor, o articulador e o grande responsável pelo sucesso dessa gestão, sendo auxiliado pelo Coordenador Pedagógico e necessita da participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Gestão participativa e estratégica: Direciona-se ao relacionamento da escola e comunidade: órgãos colegiados, Grêmio Estudantil, APMF, Conselho de Educação.
Gestão de pessoas: Está direcionada a integração entre pais, alunos, funcionários, professores através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento no ambiente de trabalho.
Gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros: Trabalha os serviços de apoio (segurança, limpeza, secretaria e outros) recursos físicos (uso, conservação, adequação, instalação e equipamentos) e captação com aplicação de recursos. Cabendo, assim, ao Diretor fazer a articulação das três áreas com um trabalho responsável e compromissado com a instituição.
Gestão de resultados (avaliação): Trabalha os resultados obtidos pela escola, em sua função de propiciar a formação integral dos seus alunos, e assegurar o acesso, a permanência e o sucesso escolar da sua aprendizagem.
4. Qual o perfil de um gestor educacional? Cite 5 características e comente sobre elas.
-Observador, pesquisador e reflexivo: O gestor educacional deve observar, pesquisar e refletir sobre o cotidiano escolar de forma a aprimorá-lo conscientemente, compreendendo os fatores políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar para promover a integração com a comunidade construindo relações de cooperação que favoreçam a formação de redes de apoio e aprendizagem.
-Planejador de ações: O gestor educacional deve propor e planejar ações voltadas para o contexto sócio-econômico e cultural do entorno escolar, incorporando as demandas e os anseios da comunidade local aos propósitos pedagógicos da escola.
-Valorizador da gestão participativa: O gestor educacional deve valorizar em seu perfil a gestão participativa como forma de fortalecimento institucional e de melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos.
-Defensor da educação: O gestor educacional deve zelar pelo bom nome da Escola desenvolvendo ações positivas que divulguem o bom nome da instituição. E, ainda fazer com que todos os alunos aprendam, zelando pelo melhor ensino e pela educação de qualidade.
-Ser transparente e coerente nas ações: O gestor educacional deve ser ético, correto no que se propõe a realizar e no que realiza. É preciso fazer com eficiência e eficácia tudo que faz.
5. Comente sobre a mudança do termo administração escolar para gestão escolar.
O termo gestão escolar veio para superar a administração escolar. Pois, a gestão supõe uma transformação na forma de compreender a organização do trabalho na escola e o papel da mesma na sociedade, superando os limites da administração estática e centralizadora.
Questões para saber mais e para os exames
1. Você acredita no resultado positivo da gestão democrática. Justifique sua opinião.
Sim, pois na medida em que as vivências se materializam no cotidiano escolar, na mesma medida se constrói o potencial de democratização da sociedade. Porém, somente com estruturas gestoras fortalecidas, poderão consolidar princípios, métodos, práticas e relações de gestão tanto eficientes quanto democráticas.
2. Quais as características necessárias para o gestor desenvolver um bom trabalho?
O gestor para desenvolver um bom trabalho deve promover um novo tipo de liderança que, na qual, deve ser motivada pela capacidade de diálogo, que alie uma base conceitual e prática sobre gestão da educação. É preciso que trabalhe com as diferenças, seja um mediador de avanços e conflitos, facilite a integração entre segmentos da comunidade e as representações sociais. E, assim, sobretudo tome decisões que visem à melhoria e elevação dos padrões dos resultados da aprendizagem dos alunos, em direção à gestão democrática.
3. Se você fosse um gestor, qual seria o seu plano de gestão?
Promoveria ações que favoreceriam a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar. Valorizando, assim, os princípios da participação, da autonomia, do pluralismo e da transparência nas práticas escolares. Por fim, defenderia e contribuiria por uma escola de qualidade, democrática e participativa.
4. Pesquise na internet, sobre
...