Projeto Social
Por: nambikuara • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
Projeto Social
Parceiros:
[pic 1]
[pic 2]
Claretiano 2018/2 – Pólo Vilhena – RO
[pic 3]
Instituto Varzeagrandense de Educação - MT.
Idealizador do projeto: Aluno: Alessandro Eduardo de Souza Gomes.
(Licenciatura /Historia – universidade Claretiano – 2018/2 - estagiário – RA 8015284), co-execução com o Instituto Varzeagrandense de Educação – MT.
Vilhena- RO
RELATÓRIO PROJETO SOCIAL DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 24 DE JULHO A 21 DE AGOSTO DE 2018.
PROJETO DE AÇÃO SOCIAL: “FEIRA CULTURAL DAS NAÇÕES”
[pic 4]
Os Projetos sociais são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, responsabilidades e avaliação. Através da universidade Claretiano no curso de licenciatura em História resolvi desenvolver um projeto de ação social em que pudesse envolver diversos parceiros em torno de uma temática relevante.
O Instituto Varzeagrandense de Educação patrocinou toda ação social, esse ano o Curso de Licenciatura em História organizou o evento que ficou na responsabilidade do estagiário do curso de licenciatura – História (Alessandro Eduardo de Souza Gomes) e os alunos do 3° período, sob a responsabilidade da Coordenadoria Pedagógica do Instituto Varzeagrandense de Educação – MT, Prof. Ana Maria Carvalho.
O projeto “Feira Cultural das nações” e suas atividades tiveram como objetivo principal apresentar as principais nações que fazem fronteira com o Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Peru, Chile Colômbia.
Os alunos do colégio parceiro nesta ação social Lucas Pedro, João Carlos, Henrique Souza, Paula Albuquerque, Juliana Matos e Erica Nepomuceno me ajudaram a definir delegar tarefas, cobraram responsabilidades uns dos outros, motivaram toda escola fazendo a divulgação da feira cultural, valorizando e promovendo a visibilidade do projeto e seus resultados.
A equipe das nações foi efetiva em trono dos objetivos e metas acordados, principalmente na aplicação da metodologia e cronograma de trabalho, na captação de recursos diversos e no quesito logística, ambos trabalharam com muito afinco para o sucesso da feira cultural das nações.
Foi gratificante tanto para mim quanto para a instituição educadora (IVE) que foram beneficiadas com o Projeto de Ação Social, como também para todo o corpo discente que participou na medida do possível e de forma intensa, puderam observar que mais uma vez a o “espirito de equipe” prevaleceu.
Todas as etapas do evento, os alunos da equipe das nações organizaram todo o ambiente, decorando as barracas típicas de cada nação objeto desta feira cultural e algumas empresas apoiaram o Projeto que foi desenvolvido por mim em parceria com o colégio (IVE), pelos alunos e as marcas foram registradas nas barracas (Stands)
O Projeto de Ação Social foi bem elaborado e organizado para alertar, transformar a realidade em torno do Xenofobismo e ou a aversão aos estrangeiros que adentram no Brasil pelas nossas fronteiras na maiorias das vezes vítimas da fome.
A feira cultural das nações teve como claro objetivo alertar e conscientizar os alunos do colégio, seus familiares e todos quanto puderam visitar o evento, a respeito do Xenofobismo e ou preconceito para com os estrangeiros, todos puderam assistir a vídeos educativos, palestras temáticas sobre o tema, participar de seminários e workshop durante todo evento.
...