REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Por: farao11 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 683 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRATICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM HISTORIA
EDUCAÇÃO? O QUE É EDUCAÇÃO:
REFLEXÕES
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. REFLEXÕES 3
2.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O INDIO 3
2.2 O FAX DE NIRSO 3
2.3 A HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO (VERSÃO DO LOBO) 3
2.4 UMA PESCARIA INESQUECIVEL 4
2.5 A FOLHA AMASSADA 4
2.6 A LIÇÃO DAS GANSAS 4
2.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA 5
2.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO 5
2.9 FAÇA PARTE DOS 5% 5
2.10 O HOMEM E O MUNDO 5
2.11 PROFESSORES REFLEXIVOS 6
2.12 UM SONHO IMPOSSIVEL 6
2.13 PIPOCAS DA VIDA 6
3 CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo elaborar relatórios das reflexões sobre a educação referente aos textos: Educação? Educações: aprender com o índio, O fax de Nirso, A história do chapeuzinho vermelho (na versão do lobo), A pescaria inesquecível, A folha amassada, A lição das gansas, Assembleia na carpintaria, Colheres de cabo comprido, Faça parte dos 5%, O homem e o mundo, Professores reflexivos, Um sonho impossível, Pipocas da vida.
REFLEXÕES
2.1 - Educação? Educações: aprender com o índio.
O saber é adquirido em todos os lugares e momentos de nossas vidas. A educação acontece de maneira formal e informal. No qual, sofremos com costumes, hábitos e regras a serem vivenciadas conforme a estrutura de cada povo. Aprender com as diferenças e manusear esse conhecimento para experiências futuras, com a intenção de melhorar o próprio aspecto intelectual e consequentemente tornamos cidadãos conscientes na evolução do saber. A educação é a construção social do ser. Em cada local algo mais para acrescentar e compartilhar faz parte da existência humana.
2.2 - O Fax do Nirso
As aptidões que cada pessoa tem, para realizar alguma tarefa em especial deve ser valorizada. Faz parte do sucesso profissional do individuo. Quanto a educação formal, essa pode ser desenvolvimento, principalmente quando a empresa oferece oportunidade incentivando o aperfeiçoamento dos seus funcionários.
2.3 - A história do chapeuzinho vermelho ( na versão do lobo)
Toda história tem no mínimo dois lados. E para ser um bom educador deve-se orientar os alunos e analisar as questões sobre vários ângulos; estimulando-os as novas descobertas. Antes de se tomar partido a favor de uma situação, devemos sempre prestar atenção nas versões do mesmo fato, porque a verdade pode mudar conforme analisamos seu contexto. Como professor não devemos tirar o direito do aluno de concordar ou discordar das matérias e seus conteúdos apresentados em sala de aula.
2.4 - A pescaria inesquecível
A boa educação começa nos primeiros passos do ser humano. A ética ensina o individuo agir com retidão de caráter, respeito por si e ao próximo. A história nos mostra que é possível fazer a coisa certa em qualquer situação. Na formação acadêmica deveria ser matéria obrigatória desde os primeiros anos, assim como ensinar as primeiras letras. Fortalecendo a personalidade da criança nas diretrizes concretas da vida.
2.5 - A folha amassada
Magoar alguém através de nossos impulsos coléricos momentâneos acarreta graves consequências, para quem foi agredido verbalmente. Principalmente quando do outro lado encontra-se uma criança ou adolescente a ser educado. Isso pode desestimular o aprendizado, dificultando um bom relacionamento entre professor e aluno. Com certeza, a paciência em continuar um trabalho apesar de suas dificuldades ainda é o melhor método.
2.6 - A lição dos gansos
A história nos mostra a importância do trabalho em equipe. Quando professor, alunos, escola e comunidade se dedicam a realizar uma tarefa. Fica mais fácil de resolver os problemas, encontrar alternativas para melhorar o aprendizado dos educandos. Além de favorecer a troca de conhecimento no cumprimento dos objetivos. Vivemos em grupos, desde infância, é uma forma de construir coletivamente
...