RESENHA CRITICA DO DOCUMENTÁRIO "ÔNIBUS 174"
Por: emilly2017 • 20/6/2016 • Resenha • 396 Palavras (2 Páginas) • 1.809 Visualizações
Ônibus 174
Trata-se de um comentário que mostra todo o desfecho do seqüestro de um ônibus na cidade do Rio de Janeiro em que havia cerca de uns 10 reféns. Podemos ver todos os lados dos envolvidos exceto de Sandro o seqüestrador é de uma das reféns que perderam a vida no fim desse desfecho.
Pode se notar que Sandro estava em busca de ser notado pela sociedade, um garoto que sempre teve uma vida difícil, que viu sua mãe morrer esfaqueada na sua frente quando ainda era uma criança. Tudo aconteceu em um bar que era o estabelecimento no qual a mãe do Sandro era a dona. Era estava gestante, estava no 5º mês de gestação. Ali naquele momento a vida de Sandro mudou completamente.
O ocorrido com a mãe dele trouxe um grande trauma na vida desse garoto, que resolveu lagar sua família que tinha passado a ser sua tia materna seus primos. Sandro se tornou um garoto de rua que junto de outros jovens passou a roupar para poder sobreviver.
Sandro e outros garotos que na rua viviam foram vitimas da “Chacina da Candelária”, onde ele foi um dos sobreviventes. Em tudo a vida de Sandro se caracterizava com um caminho em que a invisibilidade social se fazia cada vez mais presente.
Ao assistir esse documentário percebemos o quanto a segurança a nossa volta se faz precária, é gritante o desprezo dos governos e de pessoas que se encontrar em classes altas para com o povo da periferia. O seqüestro do ônibus 174 contém cenas e depoimentos que são capasses de nos causar sentimentos de revolta, impotência, tristeza, falta de proteção e raiva porque podemos perceber que todos os envolvidos são vitimas da falta de políticas capazes de acabar com tanta desigualdade, que pela falta da mesma acaba criando muitos Sandros a nossa volta.
Se víssemos esse acontecimento através de tele jornais ou ao vivo como muitas pessoas, não poderíamos ver o que levou Sandro a cometer aquele ato, já que só o veríamos como o único vilão da história quando na verdade ele é a maior vitima.
Se tivéssemos um governo que se empenhasse em melhorar a segurança da sociedade, oferecendo mais trabalhos, educação de qualidade e uma vida digna a população não teríamos tantos Sandros por ai procurando um meio de serem vistos pela sociedade mesmo que através de tele jornais policias.
...