RESENHA CRÍTICA: O CUIDADO ANCORA NAS MARGENS DO RIO
Por: Elisiane Silva • 18/11/2020 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
RESENHA CRÍTICA: O CUIDADO ANCORA NAS MARGENS DO RIO. | ELISIANE RAIMUNDO DA SILVA |
A ‘espera” é um conceito que metaforicamente pode ser definido como a esperança de dias melhores. A UBS Fluvial “Vila de Ega” fica às margens do rio Tefé, no Amazonas, e abrange cerca de 60 mil habitantes, facilitando o acesso à saúde na região (que fica a 523Km da capital Manaus).
A UBS é uma balsa motorizada de três andares, que abriga no convés principal três consultórios (um médico, um odontológico e um de enfermagem), uma sala de imunização e outra para procedimentos, um laboratório de exames clínicos e uma farmácia, além de banheiros e um ambiente para recepção dos usuários. No andar de cima, junto à sala de comando da embarcação, seis camarotes abrigam os 15 profissionais de saúde e seis tripulantes. O atracamento da balsa nas comunidades às margens do rio Tefé pode ser considerado a esperança dos moradores, o verdadeiro significado de “espera” para a região.
A existência de uma UBS fluvial para atender essas comunidades tem sido essencial para melhorar os indicadores de saúde da região, tendo feedback positivo dos moradores. Entre as ações realizadas a equipe visitas domiciliares com a equipe multidisciplinar, promovendo orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e verminoses, distribuição de escovas de dentes e atualização vacinal, entre outras ações.
O bom funcionamento da UBSF é reflexo da organização da equipe, que se prepara para atender de forma personalizada as demandas de cada comunidade. Nem sempre é possível resolver todos os problemas, mas é fundamental se organizar e estar aberto ao diálogo. A equipe da UBSF trabalha em ritmo constante, como em qualquer outra unidade básica de saúde. Mesmo nos intervalos feitos para a alimentação, os profissionais não deixam de se envolver nas questões ligadas ao trabalho.
...