REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERARIA INGLESA
Por: KAROLINE25 • 14/12/2016 • Resenha • 599 Palavras (3 Páginas) • 650 Visualizações
APRESENTAÇÃO DO AUTOR
- Edward Palmer Thompson (1924-1993) foi um historiador britânico considerado um dos mais importantes da historiografia do século XX.
- Nasceu em uma família de missionários metodistas. Seu pai viveu grande parte da sua vida na Índia no período em que esta esteve sob o julgo imperialista britânico, atuando como pastor metodista.
- Por isso desde pequeno teve contato com a religião, diversidade cultural e com os mais explorados, o que sem dúvida, contribuiu para que no pensamento de Thompson.
- Foi membro do Partido comunista britânico e lutou na 2ª guerra mundial contra o fascismo na Itália.
- Em 1946 formou um grupo de estudos históricos marxistas junto com Christopher Hill, Eric Hobsbawm, Perry Anderson,Rodney Hilton, Dona Torr, dentre outros.
- Lecionou na Universidade de Leeds em cursos não acadêmicos dirigidos aos trabalhadores.
- Foi professor da Universidade de Warwick de 1965 a 1971.
- Nos anos 1970 lecionou esporadicamente em universidades estadunidenses como a de Pittsburg, Rutgers, Brown e Dartmouth College.
- Ele rompeu com o partido comunista em 1956 devido as denúncias do secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Nikita.
- Atuou como pacifista antinuclear nos anos 1980.
- Voltando a lecionar em 1988 no Queen's University de Kingston (Ontário, Canadá).
- Entre 1988 e 1989 na Universidade de Manchester (Inglaterra).
- Em 1989 a 1990 na Universidade Rutgers.
- Segundo alguns historiadores contribuiu para a renovação do marxismo e história em geral.
- É possível observar em seus livros importantes reflexões sobre o metodismo, principalmente no livro a Formação da Classe Operaria Inglesa, que é o objeto de estudo desta apresentação.
A ÁRVORE DA LIBERDADE - PREFÁCIO:
- O autor faz um esclarecimento acerca da categoria de classe operária, especialmente a Inglesa com as suas características que a diferenciam de outras como a Escocesa.
- Enfatiza que a classe operária Inglesa não é “coisa” e sim “relação” e com herança de sua própria história.
- Também é destacado uma utilidade acerca de sua obra; qual seja resgatar os excluídos (até então) da História, como o tecelão de malhas ou o artesão utópico.
A MALDIÇÃO DE ADÃO - EXPLORAÇÃO
Onde também é destacada a relação entre cultura, experiência e classe; bem como, a sua grande preocupação com os mais explorados, afirmando que seu desejo era “resgatar o pobre tecelão de malhas, o meeiro luddita, o tecelão do obsoleto tear manual”, feito este que o tornou um dos grandes representantes do que veio a se chamar “ história vista de baixo”.
Thompson, não apenas, preocupou-se em escrever sobre a classe menos favorecida, mas, sobretudo, em conhecê-la e militar pela sua causa. Fora esse anseio que o levara a Marx e ao marxismo, o desejo de construção de um mundo mais justo e igualitário. É assim que também, se torna um dos principais críticos do socialismo soviético de Stalin e no período da Guerra Fria, se lança a uma campanha exaustiva pelo desarmamento nuclear.
...