Relatório de Visita Museu Afro
Por: Walmir Ribeiro • 14/6/2017 • Relatório de pesquisa • 937 Palavras (4 Páginas) • 936 Visualizações
[pic 1]
CEEJA Dona Clara Mantelli
RELATÓRIO VISITA AO MUSEU
Local da visita: MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Data da visita: 06/04/2017
[pic 2]
Réplica de um navio negreiro no Museu Afro de SP. Foto: NELSON KON http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/cultura/1455888899_047091.html
Walmir dos Santos Ribeiro
RA.143.208
INTRODUÇÃO
O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.
Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br/o-museu
LOCAIS VISITADOS
MURAL DE PÃO DE FORMA
[pic 3]
“Pão Nosso de Cada Dia”, obra do artista Yonamine - Lucia Conceição/Cristina Guerra Contemporary Art/Divulgação
Logo quando entrei no museu, virando à direita, me deparei ao longe com este mural, a princípio não pude identificar que se tratava nada mais nada menos do que pães, pensei que fosse madeira cortada e desenhada com algo quente, mas que cheguei perto e descobri que era pão fiquei impressionado com a criatividade e paciência da artista para construir esta bela obra, vamos combinar, coloca paciência nisso.
A seguir me chamou a atenção uma amostra de roupas de outros países, dei uma olhada geral nas peças, mas me detive na peça chama “Guerreiro de Lança”, que faz parte de uma coleção particular e é composta de tecido, madeira e miçangas, achei muito bonito a maneira como o artesão(ã) trabalhou os detalhes.
EXPOSIÇÃO DE ROUPAS TÍPICAS
[pic 4]
Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br
São peças muito belas que dispensam palavras, mas em seu silêncio contam a cultura de um povo, seu modo de vida, religião, suas técnicas, e sua beleza.
RÉPLICA NAVIO NEGREIRO
[pic 5]
Réplica de um navio negreiro no Museu Afro de SP. Foto: NELSON KON http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/cultura/1455888899_047091.html
Confesso que quando cheguei a esta parte, bateu um sentimento de tristeza, quando você entra nesta sala, começa a tocar uma música que ao fundo tem o som do mar, te leva a pensar que você está realmente dentro de um barco.
Dentro deste mesmo local, tem alguns aparatos utilizados para punir escravos naquela época, isso me faz pensar no que a história nos conta sobre a escravidão, penso que por mais que os anos passem e talvez até mesmo as pessoas se esqueçam que algum dia houve uma época assim, os anos de escravidão, e o tamanho dos sofrimentos dos escravos, deixaram para sempre uma marca na nossa história.
...