TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Museu Afro

Por:   •  14/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CEEJA Dona Clara Mantelli

RELATÓRIO VISITA AO MUSEU

Local da visita: MUSEU DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Data da visita: 06/04/2017

[pic 2]

Réplica de um navio negreiro no Museu Afro de SP. Foto:  NELSON KON http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/cultura/1455888899_047091.html

Walmir dos Santos Ribeiro

                                                                                               RA.143.208

INTRODUÇÃO

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br/o-museu

LOCAIS VISITADOS

MURAL DE PÃO DE FORMA

[pic 3]

“Pão Nosso de Cada Dia”, obra do artista Yonamine - Lucia Conceição/Cristina Guerra Contemporary Art/Divulgação

Logo quando entrei no museu, virando à direita, me deparei ao longe com este mural, a princípio não pude identificar que se tratava nada mais nada menos do que pães, pensei que fosse madeira cortada e desenhada com algo quente, mas que cheguei perto e descobri que era pão fiquei impressionado com a criatividade e paciência da artista para construir esta bela obra, vamos combinar, coloca paciência nisso.

A seguir me chamou a atenção uma amostra de roupas de outros países, dei uma olhada geral nas peças, mas me detive na peça chama “Guerreiro de Lança”, que faz parte de uma coleção particular e é composta de tecido, madeira e miçangas, achei muito bonito a maneira como o artesão(ã) trabalhou os detalhes.

EXPOSIÇÃO DE ROUPAS TÍPICAS

[pic 4]

Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br

São peças muito belas que dispensam palavras, mas em seu silêncio contam a cultura de um povo, seu modo de vida, religião, suas técnicas, e sua beleza.

RÉPLICA NAVIO NEGREIRO

[pic 5]

Réplica de um navio negreiro no Museu Afro de SP. Foto:  NELSON KON http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/cultura/1455888899_047091.html

Confesso que quando cheguei a esta parte, bateu um sentimento de tristeza, quando você entra nesta sala, começa a tocar uma música que ao fundo tem o som do mar, te leva a pensar que você está realmente dentro de um barco.

Dentro deste mesmo local, tem alguns aparatos utilizados para punir escravos naquela época, isso me faz pensar no que a história nos conta sobre a escravidão, penso que por mais que os anos passem e talvez até mesmo as pessoas se esqueçam que algum dia houve uma época assim, os anos de escravidão, e o tamanho dos sofrimentos dos escravos, deixaram para sempre uma marca na nossa história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (590.7 Kb)   docx (670.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com