TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Etnocentrismo

Por:   •  5/6/2019  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – DHI

DOCENTE: Prof. Halyson Rodrygo Silva de Oliveira

Discentes: Ivana Firmino de Lucena

Maria Rafaela Pereira Silva

A tribo sentinela do norte vive a mais de 55 mil anos isolada. Os habitantes dessa ilha, localizada no oceano índico entre índia e Myanmar, desenvolveram seus hábitos únicos e uma língua própria, a qual não é falada por nenhuma outra tribo nas ilhas vizinhas. Os sentineleses são considerados hostis e pouco tiveram contato com outras civilizações.

Por forma anos o governo indiano proibiu o acesso a essa ilha. Isto porque outras pessoas podem trazer doenças as quais os habitantes da ilha não tem uma imunidade, causando a morte deles. Outra questão é a de que os sentineleses estão vivendo tranquilos em seu território, não manifestando intensão de sair de lá para atacar outros povos. Dessa cabia ao governo indiano preservar o modo de vida e a paz dos habitantes de sentinela do norte.

Todavia, algumas pessoas tentam chegar a ilha de formar negligente. Em alguns casos por pura curiosidade, em outros casos levados por sua visão de mundo de que aquelas pessoas deveriam ser “salvas” de seu modo primitivo de viver. Outros chegam a conclusão de que os sentineleses são pessoas sem Deus, selvagens que precisam ouvir a palavra do senhor.

Foi com este pensamento etnocêntrico que o americano John Chau, um jovem missionário , chegou a ilha movido por sua visão de que os sentineleses eram um povo necessitado de ouvir a palavra de Deus. Segundo Chau, em seu diário: “Senhor, esta ilha é a última fortaleza de Satanás, onde ninguém ouviu ou teve chances de ouvir o seu nome", escreveu.

Chau chegou a ilha com uma perspectiva particular de visão do mundo a partir do que acreditava como sendo o certo. Desse modo Chau preenchido por sua crença de que a ilha era uma “fortaleza de satanás”, deixou claro sua certeza de que os sentineleses eram pessoas aprisionadas por satanás, simplesmente porque os sentineleses não eram cristões. Mas, mesmo sendo um povo isolado, os sentineleses não mataram Chau logo de inicio, eles lançaram lanças ao chão em uma clara tentativa de mandar Chau embora. Porém o jovem americano acabou por interpretar isto como um sinal do céu para retornar a ilha uma segunda vez, sendo por fim, morto e enterrado na ilha.

Duas atitudes dos sentineleses, em relação a morte de Chau, devem ser mencionadas nesse texto. A primeira atitude, foi a de que mesmo sendo considerados agressivos e selvagens, os sentineleses deram um aviso ao rapaz para que não prosseguisse com a invasão, o que só demonstrava que eles são um povo isolado mas não um povo em busca de conflito. Eles apenas se defenderam de um invasor. A segunda atitude dos sentineleses foi o gesto de enterrar o corpo do rapaz, não deixando o corpo exposto aos animais. Chau invadiu a terra deles, sem qualquer preparação e sem uma dimensão da cultura daquele povo. Os sentineleses apenas se defenderam da maneira que achavam correta. O que só evidencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com