Resumo Quentin Skinner As fundações do pensamento politico moderno
Por: lfa1994 • 22/10/2018 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 1.055 Visualizações
Quentin Skinner - “As fundações do pensamento político moderno”
Na obra o autor busca entender os pensadores modernos com ênfase nas cidades estados italianas do sécs XIII - XVI.
O autor traz os valores Humanistas (Filosofia tendo o Homem no centro de tudo, e busca aos valores clássicos) como o principal fator das ideias da época - A revalorização do ideal romano no período republicano, buscando imagens como a de Cícero que é citado diversas vezes na obra e grande influenciador nos ideais republicanos resgatados pelos pensadores italianos como Petrarca.
Skinner coloca a educação como formadora da “Virtude”destes príncipes assim colocando a imagem de um grande “herói” possuidor do Virtus.
Maquiavel em Skinner - Com a ascensão dos Médici, as produções do pensamento humanista, tomam um rumo diferente dos ideais republicano, e começa a ter um objetivo de elevar o despotismo dos príncipes como idealismo. Maquiavel em sua obra “O Príncipe” dirigida ao então estadista Lourenço de Médici, tem o objetivo instruir a manutenção de poder e status do príncipe. O autor debate que em Maquiavel, há um conflito entre a Virtu, e a Fortuna, dois conceitos que em maquiavel se contrastam. A Virtu manteria a paz e a estabilidade do principado, já a fortuna atrairia desonra e o fracasso, porém a Virtu procura utilizar a Fortuna de forma útil. Não seria necessário que o príncipe seja verdadeiramente virtuoso, mas que aparente ser conforme a necessidade, ou seja a virtude deve ser deixada de lado para que o estado seja mantido.
...