Resumo Vídeo Francos
Por: viniciusjobim • 20/5/2015 • Projeto de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 1.051 Visualizações
Toxandria - Região da Bélgica cedida aos Francos para servirem como para-choques para outros povos bárbaros.
Os romanos alistaram tribos francas para lutar contra Átila o huno. Meroveu lidera os francos contra os hunos. Com a vitória os francos esperavam receber terras e acordos dos romanos, mas nao é isso que ocorre. Com a morte de Meroveu, Childerico assume o poder. Os francos aliados com Roma, derrotam os visigodos e agora os francos querem parte da Gália.
Luxúria de Childerico foi importante para ser retirado do poder.
Sem Childerico os Francos estavam sob domínio romano. Seis anos depois ele volta. Ele teve um filho chamado Clóvis e ficou rico quando morreu em 481.
Clóvis em 486 ataca Suasson, na Gália Romana. Há mistrua entre Romanos e Francos. Ciagro era governdor romano e estava isolado, pois era remanescente de um império morto. Com a morte dele, tinha início a dinastia merovíngea.
Sigeberto da Renânia e Clóvis se unem em nome dos francos. Clotilda, sua mulher queria converter Clóvis. Os Francos vencem os alemanis (tribos gerâmicas menores). Clóvis rezou pela vitória e ganhou, fazendo com que se convertesse. A população apos a vitória, quis se converter e tornaram-se os primeiros católicos bárbaros.
Alarico Visigodo faz um tratado com Clóvis e depois é rompido. O ataque visigodo a um cristão revolta os francos. Alarico foi vencido e os visigdos foram afastados para o sul da Gálio. Clóvis foi nomeado cônnsul do império bizantino e apresentado como "imperador romano". Para ocupar esse cargo Clóvis manda o filho Cloderico matar seu pai, Sigisberto.
Clovis matou Cloderico dizendo que matou em honra a Sigeberto.
Foi o reino bárbaro de maior sucesso. Em 511 Clóvis morreu aos 45 anos. Após a morte huve uma guerra civil entre os seus 4 filhos.
----
...