TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da história das grandes navegações

Por:   •  26/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 9

As Grandes navegações!

Chegada ao Brasil.

Portugal:

As grandes navegações começaram em Portugal com o interesse de atingir maior potencial comercial pelo mar sem que fosse necessário pagar uma taxa para cruzar alguns países para praticar o comércio. Tendo em vista o lucro, o mar passou a ser a melhor opção e o investimento em tecnologia marítima foi feito.

Portugal tinha mais vantagens sobre os outros países por já ser um “Estado-Nação” ( o primeiro), ou seja, tinha o seu poder centralizado “na mão” do Rei, por não ter guerras, posição geográfica, centralização administrativa... logo os processos de navegações estava incluído na nova política econômica implantada por Portugal, que chamava-se MERCANTILISMO. O mercantilismo se originou por conta de a Europa estar passando por uma crise de ouro e prata principalmente.

• Mercantilismo: o mercantilismo foi substituto do feudalismo em Portugal, tinha como objetivo a obtenção de lucro através das seguintes medidas.

(1) Balança comercial favorável: Se caracteriza por ter uma demanda de exportação muito maior que a de importação, ou seja, nesse processo quem compra mais que vende acumula mais riquezas... Daí uma aba para a expansão marítima. Veremos já.

(2) Protecionismo: Está bem ligado a balança comercial favorável, acontecia muito nas alfândegas, consistia em aumentar o imposto dos produtos que vinham de fora (importados) tornando-os caro para que o produto nacional tivesse vantagem comercial, o que estimularia produção e vendas dentro da nação, visando o enriquecimento de Portugal .

(3) Colonialismo: O colonialismo era a possessão de terras (países) com o objetivo de explorar ou povoar a colônia, além de obter lucro através do pacto colonial, que era um sistema que garantia a metrópole a compra barata de tudo produzido na colônia era apenas a metrópole podia vender para a colônia ( produtos manufaturados ).

(4) Metalismo: Extrair metais preciosos da Colonia.

O responsável por essa idéia expansionista e de aprimoramento foi o Infante Dom Henrique (1415)

Com base nisso podemos entender os motivos para Portugal dar início a expansão...

ESPANHA:

A expansão da Espanha foi mais demorada, mas tratou de acompanhar Portugal, pois ficar estagnado poderia ocasionar uma grande perda de lucros.

A parte mais importante da Espanha nesse contexto é que Colombo que já havia servido a coroa portuguesa não conseguiu “convencer os portugueses a lhe dar um navio” para que pudesse ir as índias, pois BARTOLOMEU DIAS cruzou o cabo das tormentas o que mostrou que aquela rota para as índias era possível e Portugal já tinha seu próprio meio de chegar ao oriente. Então Colombo vai a Espanha oferecer seus serviços que a princípio não foi aceito. A Espanha estava numa batalha para conquistar as granadas...após a conquista eles entraram triunfantes na cidade e Colombo, oportunista, aproveitou para acenar com promessas de riqueza...

Veja o trecho:

Em 02/01/1492 os reis católicos finalmente retomaram Granada e entraram triunfalmente na cidade. Colombo também compareceu, aproveitando o momento de euforia e acenando com promessas de riquezas e expansão da fé. Colombo finalmente conseguiu apoio ao seu projeto.

Em 03/08/1492, do porto de Paios saíram a nau “Santa Maria”, comandada por Colombo, e as caravelas “Pinta” e “Nina”, comandadas pelos irmãos Pinzon, em direção às índias, navegando rumo ao poente, para demonstrar que o “ponto de chegada seria o mesmo da partida”.

Após desenvolver uma idéia de que cruzando o atlântico ele chegaria as índias, Cristóvão Colombo acabou “topando” na América acreditando ser as índias, mesmo não achando o que procurava (especiarias) voltou a Espanha afirmando ter ido as índias ( caso que denominou os nativos americanos de índios).

A Espanha ainda financiou mais duas viagens a Colombo, que morreu sem saber que havia descoberto um novo continente e não chegado as índias.Coube a Américo Vespúcio a dedução de que as terras se tratavam de um novo continente, por isso a homenagem no nome do continente de América.

Portugal (enquanto isso) finalmente chega às índias em 1498 com VASCO DA GAMA.

Cresce o olho Português:

Portugal e Espanha tinham um tratado, chamado de Tratado de Alcáçovas, que dividia as terras africanas entre os dois países colocando fim a um briga por terras. Com as descobertas de possíveis ilhas a oeste (América) foi-se necessário um novo tratado, pois os países já ensaiavam uma briga. Esse tratado chamava-se Tratado de Tordesilhas.

Portugal se interessou e quis saber mais sobre essas novas terras, após a chegada de Vasco da Gama nas índias, Portugal enviou Pedro Álvares Cabral ...COMEÇA AQUI AS CONTROVÉRSIAS:

Muitos dizem que Pedro Álvares Cabral foi ordenado a passar mais a oeste do atlântico para averiguar se haviam terras ou algo do tipo, outros dizem que Cabral chegou ao Brasil por acaso, devido a uma manobra planejada (intencionalmente distante da costa da África), pelo mau tempo e pela corrente do Golfo da Guiné. Qualquer coisa deixada flutuar no Golfo da Guiné tem altas chances de dar na costa do Nordeste. Os ventos do Atlântico Sul também ajudam.

CHEGADA DE CABRAL

A expedição de Pedro Álvares Cabral deixou o Tejo, em 9 de março de 1500, com 10 naus e três caravelas.

Em 21 de abril, avistaram sinais de terra.

Em 22 de abril, a frota de Pedro Álvares Gouveia (Cabral) avistou um monte. Cabral batizou-o de Monte Pascoal e a terra de Terra de Vera Cruz.

Oficialmente, as terras atualmente pertencentes ao Brasil foram achadas (Descobrimento do Brasil) pelos portugueses em 22 de abril de 1500, por uma esquadra capitaneada por Pedro Álvares Cabral, fidalgo português.

A expedição de Cabral, com dez naus, três caravelas e cerca de 1.500 homens, chegou ao litoral da Bahia, No dia seguinte, a expedição aportou no litoral do sul da Bahia, em algum ponto dos atuais municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália.

Em 26 de abril, o frei Henrique Soares de Coimbra celebrou a Primeira Missa no território descoberto, que foi chamado de "Terra de Vera Cruz".

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com