1822: O Caminho Para A Independência
Pesquisas Acadêmicas: 1822: O Caminho Para A Independência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elem_elem • 20/3/2014 • 235 Palavras (1 Páginas) • 428 Visualizações
Com a Independência, o Brasil surgiu como país e Estado nacional dotado de instituições e leis próprias, mas continuou regido por uma monarquia. A libertação de Portugal resultou de um lento processo de aquisição de identidade cultural e consciência nacional.
Desde o começo, a regência de dom Pedro foi marcada por pressões da metrópole. Temendo que ele se aliasse à elite local e efetivasse a independência do território, as Cortes portuguesas (o Parlamento) tomaram medidas que diminuíram o poder do príncipe e propuseram o retomo do Brasil à condição de colônia.
Em 9 de janeiro de 1822, dom Pedro recebeu um abaixo-assinado que pedia sua permanência no Brasil. Contrariando as determinações das Cortes, decidiu ficar. Sua decisão marcou o Dia do Fico, momento importante na última fase da independência brasileira.
Em maio do mesmo ano, dom Pedro assinou uma portaria estabelecendo que só seriam seguidos os decretos das Cortes firmados por ele, ato que ficou conhecido como “Cumpra-se".
Em agosto, o príncipe regente viajou até a província de São Paulo, para estreitar laços de unidade e contornar divergências políticas locais. Ao receber, durante essa viagem, decretos das Cortes que anulavam seus principais atos, acabou por proclamar a Independência do Brasil, às margens do riacho do Ipiranga (na atual cidade de São Paulo), a 7 de setembro de 1822.
...