3 Culturas
Monografias: 3 Culturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorarana • 24/11/2014 • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 339 Visualizações
Trabalho Sobre 3 Culturas Diferentes
São Paulo
2014
CULTURAS:
Iraniana , Romana e Asteca
Victor Aranã Silva – c18efg4
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.
Cultura do Irã
1 Dados Principais:
Área: 1.648.196 km².
Capital: Teerã.
População: 74,2 milhões (estimativa 2009).
Moeda: Rial iraniano .
Nome Oficial: República Islâmica do Irã.
Nacionalidade: iraniana.
Data Nacional: 11 de fevereiro - Dia da Pátria.
Governo: República Presidencialista.
Figura 1: Brasão de armas do Irã
2 Geografia:
Localização: Oriente Médio (sudoeste da Ásia)
Cidade Principais: Teerã, Mashhad, Esfahan, Tabriz e Shiraz.
Densidade Demográfica: 44,9 hab./km2
Fuso Horário: + 6h
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS
População: iranianos 65%, azeris 21%, curdos 5%, árabes 4%, lures 1%, outros 4%.
Idioma: persa (oficial), turco, curdo e árabe.
Religião: islamismo 99,1% (xiitas 93,3%, sunitas 5,8%), bahaísmo 0,6%, cristianismo 0,1%, zoroastrismo 0,1% e judaísmo 0,1%.
IDH: 0,759 (2006)
3 Economia:
Produtos Agrícolas: cevada, trigo, beterraba, nozes, tâmara, frutas e cana-de-açúcar
Pecuária: caprinos, aves e ovinos.
Mineração: petróleo, minério de cobre, zinco, gás natural e minério de ferro.
Indústria: extração e refino de petróleo, tecidos, alimentos e equipamentos de transporte.
PIB: US$ 929 bilhões (estimativa 2011).
Renda per capita: US$ 12.200 (estimativa 2011).
4 Sobre o Irã
O Irã ou República Islâmica do Irã é um país do situado no Oriente Médio, mais precisamente num subcontinente da Ásia Ocidental e faz fronteira com países como Arménia, Rússia, Cazaquistão, Afeganistão, Paquistão e Azerbaijão, tendo o Mar Cáspio ao norte. Suas terras eram anteriormente conhecidas como Pérsia e o país tem em toda a sua extensão 1.648.195 quilômetros quadrados, sendo assim a segunda nação do Oriente Médio e a 18º do mundo.
O país, muitas vezes lembrado pelos conflitos constantes nos noticiários, possui uma grande atuação no ramo das artes, o que inclui música, arquitetura, poesia e foi de tal influencia que em dado momento sua cultura foi a predominante pelo Oriente Médio. Uma curiosidade sobre o país é que seu Ano Novo é comemorado em 21 de Março.
5 Direitos
No Irã há uma forte tensão no que se diz respeito à igualdade entre os sexos, lá as mulheres são terminantemente proibidas de dirigir ou trabalhar sem a permissão do marido, leis pregadas pelo Sharia, o código de leis islâmico. Contudo as mulheres possuem o direito ao ensino e constituem mais da metade das atuais turmas universitárias do Irã, sobressaindo-se sobre as egípcias, marroquinas ou sauditas. A cultura iraniana é marcada ainda pela forte luta por igualdade e justiça social e com base na dinastia Aquemênida, conhecida também como o primeiro império persa, foi criado o Cilindro de Ciro, considerada por muitos a primeira grande declaração de direitos humanos do mundo.
6 Literatura do Irã
A literatura do Irã é de caráter variado e riquíssimo, apesar de ser pouco popularizada no resto do mundo. Ela se desenvolveu a partir do século IX a partir das dinastias que predominavam no país. A poesia se destaca nesta área e Rumi é o poeta que mais se destaca, embora grande parte da população iraniana ache que Saadi é tão influente quanto ele. Ambos são de grande importância para o Irã e eram praticantes do Sufismo, que se trata de uma corrente mística e contemplativa
...