A Crise Do Capitalismo
Resenha: A Crise Do Capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paularossi9 • 28/4/2014 • Resenha • 280 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
O capitalismo se pauta no poder, na produção de mercadorias, na exploração de trabalho, e na propriedade privada. Nos anos 70, foi uma solução aos países destruídos com a crise da época, pois aumentou significativamente os lucros, entretanto, hoje se mostra como um sistema incapaz de encontrar saídas para as crises atuais.
Justamente por sua natureza especulativa e financeira, traduz-se em um instituto injusto e desumano, em que a ganância e a desigualdade social predominam.
Os governos, preocupados unicamente com o lucro, não são capazes de manejar o mercado. E o que prefacialmente deveria incentivar o crescimento econômico, acaba refletindo negativamente neste, bem como nos aspectos sociais e políticos.
Conforme exposto pelo vídeo, o capitalismo acaba por se torar um círculo vicioso. Ele gera uma série de crises que não acabam e nem acabarão tão facilmente. Em 1929, a Grande Depressão, em 2008 houve a crise imobiliária nos EUA, em 2011 na Grécia, e assim em diante. E pode-se observar que cada saída da crise anterior repercute na entrada de uma nova crise.
Tudo começa com a aplicação de dinheiro em um determinado setor da economia, no qual se compra mão de obra, poder e meios de produção. Então, vende-se a mercadoria por um preço já com o lucro embutido. Daí reinveste-se em outro setor, aumentando o grupo de financiadores e, consequentemente, a dívida das pessoas. Isso porque há poder excessivo na mão dos financiadores que não aplicam o acúmulo das riquezas nos setores necessários ao desenvolvimento da sociedade, o que acaba por deixar o mercado ser regulado quase que sem nenhuma intervenção estatal.
Assim, percebe-se que diante do contexto atual o capitalismo é incapaz de encontrar saídas ou soluções para a economia mundial.
...