A Cultura da agora
Por: Filipa Oliveira • 19/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.145 Palavras (13 Páginas) • 234 Visualizações
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A cultura da Agora
- o século V a.c, o século de Péricles
- No século V a.c toda a bacia do Mediterrâneo, toda a Europa do Sul, o Norte de África e o Próximo Oriente eram influenciados pela superioridade da Civilização Grega
- Essa superioridade não se devia a qualquer hegemonia politico-militar, pois, ao contrario de outros povos, os Gregos nunca construíram impérios, encontrando-se dividos em varias cidades-estados, autônomas entre si
- o seu prestigio resultava antes do seu regime politico- a democracia e do seu modo de vida, onde o trabalho na terra, na oficina e no comercio era equilibrado pelo ócio
- Entre as cidades-estados gregas, sobressai a de Atenas que exercia sobre as restantes, a nível politico, econômico e sociocultural.
- Esse papel conquistara-o principalmente durante as Guerras Persas e no final destas, pelo papel de chefia que exerceram na Liga de Delos
- Terminadas as Guerras Persas, Atenas viveu um tempo de paz e prosperidade econômico-cultural que contribuiu para elevar a cidade a "escola", ou seja, a sua época clássica
- Liga de Delos - liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Persas. Tinha como objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa.
- Na Atenas democrática de Péricles, em que o cidadão era o autor e o destinatário das leis, a vida sociocultural floresceu.
- organizadas pelo Estado, ocorriam na cidade, mais de 60 festividades religiosas e cívicas que se compunham de representações musicais e teatrais, de recitais de poesia, de provas de destreza física e ate de concursos de beleza masculina
- Para os festejos, que decorriam sempre ao ar livre, afluíam a Atenas visitantes fazendo destas ocasiões momentos privilegiados de convívio social e cultural
- o bem estar politico, econômico e social que a cidade viveu, reforçado pelo programa cultural de Péricles, atraiu a Atenas, vindos de todo o mundo grego, talentosos artistas, filósofos e intelectuais
- isso permitiu criar na cidade uma síntese cultural original, que resultou da mistura de saberes e tradições que ali se entrecruzaram
- A polis de Atenas: a ágora, o porto e o mar
- Polis significava a agregação de homens livres, isto é, a comunidade de cidadãos que habitava em conjunto um território que lhes pertencia e que geria, e do qual obtinha a sua sobrevivência
- NO caso da polis ateniense, o seu território era a Ática
- No século V a.c, cerca de 350000 pessoas, mas dessas apena 10% eram consideradas cidadãos de pleno direito, isto é, com direito à isonomia, isocracia e isogoria, os direitos políticos em que se baseava o regime democrático do Estado ateniense
- os outros 90% da população da Ática eram mulheres, metecos e escravos
- à semelhança do que ocorria com outras cidades gregas, o território da cidade-estado de Atenas continha um único núcleo urbano e uma zona rural envolvente dividida em demos.
- o núcleo urbano compunha-se de uma fortaleza na zona mais alta, a acrópole;: uma zona habitacional labiríntica, divida em bairros, situada na parte mais baixa; e no meio desta uma ágora
- inicialmente só a acrópole tinha muralhas, foi Péricles quem mandou construir muralhas em redor da cidade
- a acrópole era o local mais protegido da cidade, por isso escolhida para guardar os seus bens mais preciosos
- por essa razão foi, também, um lugar sagrado
- a ágora era o centro cívico da cidade, onde a população se reunia para as deliberações da Eclésia, a Assembleia dos cidadãos
- Para além da acrópole, dos bairros habitacionais e da ágora, a cidade de Atenas possuía ainda um porto de mar, situado a cerca de 10 quilômetros - o pireu
- A ligação com o mar foi de vital importância para as cidades gregas, pois o mar desempenhou desde cedo um papel fundamental na sobrevivência econômica das populações que colmatavam com a pesca e com o comercio a pobreza da agricultura e da criação de gado.
- foi também uma porta aberta a outros contatos que enriqueceram a vivencia grega
- A mitologia: deuses e heróis
- chama-se mitologia ao conjunto dos mitos sobre a vida dos deuses
- o culto era praticado a nível privado e oficial com cerimonias rituais ao ar livre doações e grande numero de festividades
- A organização do pensamento
- os gregos interrogavam-se sobre os enigmas da Natureza e do Universo de modo racional, procurando uma ordem inteligível para o mundo caótico das aparências visíveis
- como atividade sistemática, a filosofia nasceu por volta do século VI a.c pela prosperidade econômica e pela estabilidade político-social atingidas, puderam desenvolver mais cedo o ócio, condição do aparecimento da reflexão filosófica.
- Beneficiou também do maior intercambio cultural que ai se viveu, por isso foi nas colônias que surgiram os primeiros filósofos, verdadeiras "escolas" de pensamento e sabedoria.
- Mas foi em Atenas que a atividade filosófica enveredou por outros caminhos que não apenas o da explicação e interpretação da Natureza.
- os iniciadores dessa mudança foram os sofistas quando puseram em causa o conhecimento empírico
- este facto fez centrar a reflexão filosófica no próprio Homem e na descoberta do seu "eu" interior, racional e afetivo.
- Sócrates foi um dos mais influentes pensadores da Grécia Clássica, apesar de não ter deixado nenhum escrito. Aconselhava aos seus discípulos a máxima "conhece-te a ti mesmo". Defendia que o conhecimento da Verdade só era possível através da Razão
- Platão foi o principal discípulo de Sócrates. Possuindo uma concepção idealista do Mundo e do Homem, desenvolveu a teoria de que as coisas não se podem conhecer pelas aparências sensíveis, mas apenas pelos conceitos racionais.
- Aristóteles foi discípulo Platão e fundador do Liceu. Interessou-se por conhecer todas as coisas, as materiais e as espirituais, sendo o criador da Logica e precursor da ciência moderna
- A arquitetura: em busca da harmonia e da proporção
- arte grega tem um caráter racional e quase cientifico dos seus princípios estético, pelo rigor e domínio técnicos que aplicou ao tratamento dos materiais de suporte e pela clareza, harmonia e ritmo das formas criadas que me tudo seguiam " a medida do Homem"
- os templos
- a arquitetura grega incluiu vários tipos de construção mas teve a sua versão mais perfeita nos templos, morada dos deuses e símbolos das poleis.
- ordens arquitetônicas - conjunto de regres que definiam as medidas e as relações de proporção entre todos os elementos de uma construção a forma desses elementos; e a decoração que comportavam fazendo da arquitetura um exercício racional e cientifico, mas submetido a critérios estéticos de grande sensibilidade e elegância
- os gregos construíram os seus templos em pedra seguindo o sistema trilitico, e obedecendo a uma planta-tipo retangular e periptera
- a ordem dórica é a mais antiga. Os templos possuem proporções robustas e uma decoração sóbria, principalmente geométrica, o que lhe confere um aspecto maciço e austero
- contudo, a simetria, o equilíbrio e o ritmo das suas formas provocam-nos uma sensação ilusória de simplicidade
- A ordem dórica sofreu uma significativa evolução na passagem para a época clássica: as proporções adelgaçaram-se, o capitel tornou-se mais geométrico e as métopas, anteriormente lisas, adquiriram decoração escultórico e maior elegância
- A ordem jônica tem proporções mais esbeltas e possui uma decoração mais abundante, patente sobretudo no capitel de grandes volutas enroladas e no friso continuo do seu entablamento, com relevos historiados.
- a ordem jônica sofreu, com o tempo, algumas variantes, por vezes designadas como novas ordens. as primeiras surgiram quando as colunas foram substituídas por esculturas de mulheres ou de homens que suportam o peso do entablamento e da cobertura
- ordem coríntia teve uma decoração mais rica, visível no capitel, no entablamento e no frontão. foi usada pelos Gregos de forma parcimoniosa e encarna o espirito ornamentalista, teve grande expansão no período helenístico e foi a mais usada pela arquitetura romana que a divulgou por todo o império
- a decoração dos templos gregos, qualquer fosse a sua ordem arquitetônica, recorria sempre à escultura que ocupava lugares específicos, e a pintura que preenchia parte das paredes interiores e cobria todas as estruturas arquitetônicas e esculpidas, atribuindo-lhes um surpreendente colorido
- os templos gregos apresentam-se como modelos de equilíbrio, proporção e clareza formal, pois são construídos a partir de critérios racionais e científicos
- a casa grega
- as cidades gregas apresentaram-se sempre como pequenos amontoados populacionais, de malha irregulares incaracterística, criada de modo não planeado e sem ideia de conjunto.
- Integrava-se no meio ambiente natural, adaptando-se aos acidentes do terreno
- As zonas habitacionais das cidades gregas possuíam um aspecto labiríntico e desordenado, com ruas estreitas e não pavimentadas, sem diferenciação social, nem nas casas de habitação
- Estas eram construídas em madeira ou tijolo e cascalho misturados com argamassa
- Desenvolve-se em torno de um pátio central descoberto.
- os compartimentos internos distribuíam-se em redor do pátio, sem axialidade ou simetria
- as casas podiam possuir vários andares
- o seu perímetro externo era irregular. A decoração parece ter sido de grande sobriedade e austeridade
- os bairros habitacionais distribuíram-se em redor da agora
- Aparecimento dos teatros e estádios
- Plano de Hipodamo
- cidade rasgada por ruas e avenidas que se cruzavam em ângulo reto, formando quarteirões regulares, organizados segundo a função/profissão dos seus moradores
- A escultura: o homem em todas as sua dimensões
- os escultores gregos interessaram-se por o ser humano na sua dimensão física mas também na sua dimensão espiritual
- Simultaneamente realista e idealista, a escultura grega esteve estreitamente ligada à arquitetura, onde ocupava locais próprios e exercia funções religiosas, politicas, honorificas e funerárias, tanto quanto ornamentais
- a herança pre helênica e a escultura arcaica
- do período arcaico da escultura grega chegaram ate nos duas modalidades importantes : as peças em vulto redondo e os relevos que decoravam a arquitetura. Ambas denotam influencias orientais, nomeadamente mesopotâmicas e egípcias
- a estatuaria deste período, realizada primeiro em madeira e depois em pedra, deixou-nos dois tipos básicos
- os kouroi, jovens nus que simbolizavam deuses colocados nos templos como ex-votos
- e as korai, raparigas vestidas com longas túnicas pregueadas e pintadas de cores luminosas
- korai e kouroi foram estatuas rígidas de corpos hirtos e algo esquematizados, simétricas, com rosto tipificados com maças do rosto salientes, olhos amendoados, cabelos e barbas simplificados, bocas esboçando meios-sorrisos. Gradualmente, foram adquirindo maior flexibilidade, movimento e expressão facial
- os relevos enquadravam-se na arquitetura onde ocupavam lugares próprios
- do estilo severo à primeira idade clássica
- os artistas deste período severo começaram por introduzir na escultura um novo sentido de naturalismo nas anatomias e um maior sentido de movimento.
- fizeram-no com grande simplicidade e sobriedade expressivas
- no vulto redondo, as estatuas perderam o hieratismo, a frontalidade e a simetria que caracterizavam os kouroi e adquiriam um ligeiro contraposto e gestos mais largos e expressivos que lhes davam mais movimento
- Na decoração arquitetônica de tímpanos e frisos regista-se um maior domínio técnico, uma maior liberdade no tratamento anatômico e um crescente interesse pelas expressões faciais, tornando-se as composições mais movimentadas e expressivas
- mas na época clássica a escultura atingiu o auge da beleza e da perfeição, quer pelo domínio dos materiais e das técnicas, quer pelo rigor da concepção. esta procurou a imitação das formas da Natureza , mas não exata
- cânones - conjunto de regras de proporção métrica entre as diferentes partes do corpo humano, de modo a obter um todo harmonioso e perfeito
- da 2ºidade clássica à escultura helenística
- neste novo contexto, a escultura perde a grandeza divina, mas severa e impessoal para ganhar maior delicadeza e sensibilidade, tornando-se mais próxima do humano.
- aparece o nu feminino, nunca ate ai completamente revelado.
- relevos e estatuaria tornam-se mais naturalistas e mais expressivos, trabalhados agora ao "estilo" dos seus autores
- no período helenístico a escultura evoluiu no sentido de um realismo expressivo, dramático e livre, de efeito teatral
- os grupos escultóricos suscetíveis de composições mais dinâmicas, sucedem-se às estatuas individuais
- a cerâmica e a pintura: arquivos de imagens da civilização grega
- cerâmica: uma arte menor?
- mercadoria de primeira necessidade, pois servia múltiplos usos, a cerâmica foi alvo de grande produção, espalhada por numerosas oficinas que geraram estilos regionais.
- a perfeição mede-se quer pela qualidade técnica quer pela simplicidade, elegância e funcionalidade das formas produzidas. estas obedeceram a rigorosas pesquisas formais que, pela aliança forma-função, procuravam satisfazer as necessidades praticas para que as peças eram criadas: diversos usos domésticos, artesanais e comerciais, cerimonial religioso e fúnebre
- na evolução estilística da cerâmica grega os especialistas distinguem os seguintes estilos
- estilo geométrico que começou por aplicar uma ornamentação feita a partir de motivos geométricos simples organizados em combinações e variações criativas. A decoração passou a incluir elementos figurativos esquematizados em silhuetas marcadas a negra
- estilo arcaico comporta duas fases evolutivas
- fase orientalizante que reflete nos temas, na figuração e na expressão as influencias decorativas orientais captadas pelos gregos
- fase arcaica recente que ficou marcada pelo aparecimento do "estilo das figuras negras". a técnica da cerâmica de figuras negras consistia em destacar sobre o fundo vermelho do barro os elementos figurativos, representados como silhuetas estilizadas à maneira antiga totalmente preenchidas a negro
- estilo clássico em que o desenho e a pintura se desenvolveram pela descoberta, aperfeiçoamento e aplicação de revolucionarias inovações técnicas e formais. Aparecimento da cerâmica das figuras vermelhas
- A pintura mural
- serviu para decorar as paredes internas dos templos, túmulos e mesmo das casas de habitação, com cenas mitológicas e alegóricas semelhantes às dos relevos e da cerâmica
- o grego Péricles
- nasceu de uma família aristocrata
- Homem de estado, clarividente e diplomata, democrata convicto, prudente e destemido, justo e desinteressado
- começou a sua vida politica em 466 em favor da democracia
- cargo de estratego é o mais alto posto entre as magistraturas atenienses, concedia o poder maior a nível militar e politico
- procurou consolidar a democracia e trazer a ordem, a paz e a prosperidade aos atenienses.
- restringiu os poderes das velhas instituições eupátridas
- preocupou-se com a reconstrução da cidade
- procurou assegurar a defesa de Atenas contra inimigos estrangeiros, reforçando o poder bélico e interventivo da liga de delos
- A batalha de Salamina
- episodio mais famoso da guerra entre gregos e persas
- desejoso de incluir a Grécia no seu império rei Xerxes preparou um grande e poderoso exercito.
- o avanço deste imenso exercito fez tremer os Gregos que esqueceram as diferenças entre as cidades-estados e resolveram formar uma união militar para preparar a resistência
- os gregos acabam por vencer a guerra, o que levou a independência da Grécia e colocou Atenas em posição de liderança e hegemonia.
- o templo do Parthenon
- templo dórico, períptero
- foi construído em mármore com as mais modernas e sofisticadas técnicas conhecidas na época
- é o maior e mais carismático dos templos gregos
- tem uma riquíssima decoração escultórica, pintada em cores vivas
- tem uma enorme cella no interior, dividida em naves.
- o teto, plano e de madeira era trabalhado com relevos pintados a dourado.
- O templo de Atena Niké
- pequeno templo da ordem jónica, construída em mármore
- possui quatro colunas à frente e atrás
- o friso contem os deuses do Olimpo que seguem as batalhas dos cavaleiros gregos e persas, e também as lutas entre hoplitas gregos e persas
- nos tímpanos dos frontões a decoração apresenta uma temática diferente: gigantes e amazonas
- o teatro e o estádio
- os gregos organizavam numerosas festividades que se distribuíam por todo o calendário anual,
- estas possuíam um caráter essencialmente religioso porque eram sempre dedicadas aos deuses
- as representações teatrais e as praticas desportivas eram duas das mais populares atividades coletivas de entretenimento
- o teatro nasceu associado ao deus Dioniso
- As peças iniciavam-se por um prologo; desenvolviam-se em três a quatro atos; e terminavam por um êxodo.
- dividem-se em tragédias e comedias
- os estádios eram espaços construídos para a pratica de exercício físico
- os jogos olímpicos que aconteciam em Olímpia eram em honra de Zeus
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