A Educação Infantil Europeia No século Xx
Monografias: A Educação Infantil Europeia No século Xx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lelelimeira • 7/10/2014 • 792 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
1898 o psicologo francês Alfred Binet defendeu em a ideia de “Pedagogia Experimental”
1871-1932Decroly - Trabalha com crianças excepcionais, elaborou uma metodologia de ensino baseada no interesse da criança. Preocupava-se com o domínio do conteúdo pela criança, mas também pensava em centro de interesse se estruturando em três eixos: observação, associação e expressão.
1879-1952Maria Montessori - Era encarregada da seção de deficientes mentais produziu uma metodologia de base no ensino proposto o uso de materiais apropriados como recursos educacionais.
1896-1966CelestinFreinet a educação que a escola dava deveria extrapolar os limites da sala de aula e integrar-se as experiências por elas vividas em seu meio social. Favorecer a autoexpressão e participação em atividades cooperativas nas manuais e intelectuais permitindo a formação pessoal e em jogo trabalho atividade e prazer eixo central de uma escola popular.
1907 organizou –se uma sala para educação de crianças não deficientes, destinadas a famílias dos setores populares. “Casa das Crianças”.
1948 foi apresentadaa declaração universal dos direitos humanos .
1959 Na década de 50 pós 2º guerra mundial, surge nova preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos – aparece na declaração universal dos direitos da criança promulgada pela ONU .
1960 intensificam-se a preocupação com as crianças extratos populares, houve um renascimento das escolas Montessorianas nos Estados Unidos. Em defesa das crianças das camadas socialmente desfavorecidas, abriu caminho para a elaboração do conceito de “privação cultural” e para a proposição de “educação compensatória” sendo o mais famoso deles o “Projeto Head Start”.
1986A escola torna segundo Chamboredon e Prévot, um grande brinquedo educativo levando o educador a questionar sua prática e buscar formação profissional especializada.
1999 Pesquisaem diferentes países, particularmente na Europa ocidental e nos Estados Unidos, mas também no Japão, na Coreia , e na Nova Zelândia, etc. ( OCDE, 1999 ), revelam que o fato de a criança frequentar uma instituição de educação infantil amplia sua condições de desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e de socialização, embora essa vantagem se torne menos visível com o decorrer do tempo.
Os primeiros passos da historia da educação infantil no Brasil
1862Emília Erichsen criava um primeiro jardim de infância em Paraná.
1875 a 1877 Eram criados os primeiros jardins de infância sobre os cuidados de entidades privada
1882Foi apresentado um projeto de reforma da instrução no pais distinguindo salas de asilos, escolas infantis e jardim de infância .
1885 Na exposição pedagógica realizada no rio de janeiro o jardim de infância foram ora confundidos com salas de asilos franceses, ora entendidos como inicio da escolaridade precoce.
1889 Proclamações da Republica trouxe modificações para o entendimento de questões sociais. / E foi inaugurada a creche da fabrica de tecido corcovado no Rio de Janeiro.
1896 É criado o jardim de infância da escola normal Caetano de Campos em São Paulo.
1899 Fundaram o instituto de proteção e assistência à infância.
1901 Foi fundada a creche espirita Anália Franco em São Paulo
1908 Institui-se a primeira escola infantil de belo horizonte./ É criada a creche central Patronato de menores do Rio de Janeiro.
1909 Primeiro jardimde infância municipal do rio de janeiro
1910 Jardins de infância
...