A Era Vitoriana, Pugin E O Neogotico
Trabalho Escolar: A Era Vitoriana, Pugin E O Neogotico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leocabbrall • 20/10/2014 • 795 Palavras (4 Páginas) • 2.199 Visualizações
A Era Vitoriana
A Era Vitoriana permaneceu no comando da Inglaterra de 1837 a 1907. As artes, as ciências e a tecnologia foram desenvolvidas em um espaço de tensão entre a tradição do passado e a modernidade. O estilo vitoriano que teve sua influência em muitos outros Continentes e durou mais de um século.
As obras de Augustus Welby Northemore Pugin (1812-1852), arquiteto e designer e as obras de Willian Morris (1834-1896), proclamaram a importância da relação entre arquitetura e design que existia na cultura clássica greco-romana e medieval. O saudosismo ao passado fazia parte da cultura romântica da época, por isso revelava o medo do presente e do futuro.
Pugin levou idéias de Ruskin para o design, Pugin propunha um design baseado na utopia regressiva do retorno á beleza devia expressar uma função social: “só pode ser belo aquilo que é bom”. (ECO, U. 2007)
O gosto vitoriano cresceu no século XIX, em diversos tipos de áreas predominou as formas orgânicas estilizadas de linhas marcadas e os arabescos com decoração a altura e volumes geométricos.
O movimento Arts and Crafts
Para Pugin e outros profissionais da arte da época, o retorno ao sistema dos grêmios da Idade Média e o retorno á vida em contato com a natureza eram as únicas saídas da alienação das metrópoles, da fria e artificiosa beleza do ferro, da produção industrial em serie e da miséria causada pela exploração e pelo trabalho mecanizado das fabricas. (ECO, 2007)
Arts and Crafts foi criado pelo arquiteto e teórico A. W. N. Pugin (1812 – 1852).
Augustus Welby Northmore Pugin (1812 – 1852)
Augustus Welby Northmore Pugin (nasceu em 1 de março de 1812, em Londres - morreu em 14 de setembro de 1852 em Londres), inglês, arquiteto, desenhista, escritor, teórico e figura de proa no inglês católico e gótico revivals.Sua vida profissional madura começou em 1836, quando ele publicou Contrastes.
Pugin se tornou católico em 1835, sustentou que o declínio nas artes foi o resultado de um declínio espiritual ocasionada pela Reforma.
Filho do arquiteto Augustus Pugin Charles, mostrou talento precoce. Ao longo da vida surgiu o fervor religioso de Pugin, foi um fator crucial no seu desejo de fazer o gótico mais do que um estilo meramente ornamental.
A paixão de Pugin para a arquitetura gótica surgiu decisivamente, depois de trabalhar com o pai. O pai de Pugin também alcançou alguma fama principalmente por suas publicações sobre arquitetura gótica, em 1821-1828 e o segundo volume foi publicado em parceria com Augustus Welby Pugin.
Seus planos para a Catedral St. Chad, Birmingham, e a Catedral de St. George, Southwark, sofreu com os limitados recursos disponíveis para a sua construção, mas não deixam de mostrar a sua imaginação e brilho. A Igreja de St. Oswald, Old Swan, Liverpool (1839, demolido), foi o melhor de seus projetos desses anos e aquele que estabeleceu o padrão para as igrejas paroquiais neogotica na Inglaterra e no exterior.
Ultimas grandes obras de Pugin é a sua própria, The Grange, e da Igreja de Santo Agostinho, tanto em Ramsgate, Kent. A Capela Rolle família Bicton, Devon, as decorações da Casa dos Lordes, e a Capela na faculdade
...