TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL

Ensaios: A FUNÇÃO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Entretanto, muitos estudantes encontram dificuldades para responder às exigências de autonomia em sua aprendizagem, de gestão do tempo, de planejamento e de auto direção, sendo este, um dos desafios das instituições provedoras de EaD (BELLONI, 2001). Além disso, a EaD é considerada pelos próprios governos como a modalidade que facilita ampliar os conhecimentos profissionais dos trabalhadores, tendo como prioridade a construção doconhecimento e A discussão em torno da Educação à Distância no cenário brasileiro cresceu de forma significativa nos últimos anos, seja por conta dos avanços tecnológicos, seja como resultado das definições do MEC, através dos artigos 52, 62, 80 e 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96. O Art. 52, no item II, exige que pelo menos um terço do corpo docente das instituições de ensino superior tenha titulação acadêmica de mestrado ou doutorado. Já o artigo 62 exige formação em nível superior para os docentes que atuam na educação básica. Estas exigências deverão ser cumpridas até o ano de 2006, o que vem provocando a necessidade de crescimento de oferta desse tipo de formação. Isso vem sendo realizado com a ampliação dos sistemas de pós-graduação e a proliferação de cursos presenciais e à distância nas licenciaturas de Pedagogia e Ensino Fundamental, organizados muitas vezes de forma comprometedora, já que propõem uma formação na área de Educação no estilo fast food e muitas vezes sem a mínima infraestrutura de funcionamento, com o objetivo maior de cumprir as exigências da Lei.

A Educação a Distância (EaD) antes era barrada por preconceitos, vista como uma modalidade de baixo nível, que fazia parte dos ideais de democratização do ensino e tinha o estigma de ser um ensino destinado às massas, à população marginalizada, para compensar os atrasos educativos provocados pelo modelo capitalista de desenvolvimento (MUGNOL, 2009).

Atualmente, é vista como uma modalidade alternativa às exigências sociais e pedagógicas, apoiada pelas esferas política e tecnológica, passando a ser estratégia satisfatória nas diversas necessidades de qualificação, na contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, em nível teológico, na tradução da crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser (PRETI, 2000).

Segundo Maia e Mattar (2007), muitas pessoas são beneficiadas com o progresso da EaD, por não terem disponibilidade de cursar programas convencionais de educação. Nesse sentido a EaD democratiza e simplifica o acesso aos processos de formação, funcionando como um mecanismo de justiça social. Traz benefícios às pessoas incapacitadas por deficiências físicas, que moram em lugareS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com