A Historia da Educação
Por: Guilherme Nogueira • 21/7/2022 • Tese • 303 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
No texto “Os setes pecados capitais da escola Rural", Almeida Júnior discorre sobre diversos problemas da escola rural, iniciando sobre o acesso difícil da escola, como, por exemplo, o problema das estradas que ligam a escola, estradas em sua maioria de barro, onde muita das vezes os professores precisam empurrar o meio de transporte que ficava atolado, relata também as horas longas de viagem para acessar a escola.
Um outro aspecto diz respeito à situação de dependência que os professores estavam submetidos, através das ordens dos fazendeiros e administradores que enxergavam a professora como uma empregada da fazenda sob suas ordens e submetida à disciplina geral dos camaradas, tratamentos de péssima qualidade e sem garantia de direito algum.
A falta de estímulo se faz presente também no espaço da escola rural, a professora trabalha só, cumprindo o papel de cuidadora de alunos e merendeira. O inspetor escolar era muito raro visitar o espaço e quando visitava era uma passagem rápida, não havia uma apreciação do esforço do professor e muito menos estímulo.
Pra finalizar, coloco a questão da falta de recurso para o ensino, salas de aula escura e precária, sem contar a falta de material didático para se trabalhar em sala de aula, a maior parte das atividades ficavam inviável de serem realizadas, até havia atividades de horticultura, mas sem horta. E assim faço a comparação que foi trazida pela Socorro Santana, todos esses quatro cenários era comum nas escolas do Piauí, desde o acesso dificultado até a falta de material didático, inclusive Socorro Santana traz um relato sobre a humilhação que era chegar nas escolas Rural do Piauí em dias de chuvas, mesma coisa citada no texto, o material escolar de péssima qualidade, maioria das vezes os professores não sabiam nem usar e era bem carente no que diz respeito da alfabetização dos alunos.
...