A Historia da Zumba
Por: Roberta Martins • 18/8/2018 • Resenha • 605 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
ZUMBA
A prática da dança tem a prerrogativa de focar e solucionar as necessidades e as exigências de melhorar o condicionamento físico, reunindo evolução em vários outros aspectos de cunho psicológico, sem contar com o reflexo da importância da prática em face da atual ascensão da dança no cenário nacional.
A Zumba mistura passos de danças com exercícios aeróbicos e é um ótimo aliado na perda de peso, além de ser uma atividade que traz grandes benefícios para o emocional dos participantes.
HISTÓRIA
A Zumba é uma atividade física aeróbica que combina elementos de diferentes ritmos, como mambo, merengue, salsa, cumbia, reagatton, samba, pop, hip hop, ritmos, flamenco, dança do ventre e funk . Tem o objetivo de tornar as aulas de dança divertida, ao mesmo tempo, queimar muitas calorias.
A modalidade foi criada por acaso, pelo colombiano Beto Perez, um professor de ginástica, coreografo, que já trabalhou com a musa de seu país natal, Shakira, com Jennifer Lopez, Fiorella Mattheis e a maior entusiasta e divulgadora da prática no Brasil, Claudia Leitte.
Em 2001, o colombiano se mudou para os Estados Unidos, se juntou com dois empresários, criaram a empresa Zumba Fitness, com a idéia de levar a modalidade para as grandes cidades. Com isso, surgiram os programas padronizados, resultando em uma demanda por instrutores de zumba, fazendo com que o negócio alavancasse.
Atualmente, a modalidade tem várias vertentes – de Zumba Fitness à: Zumba Step, Zumba Toning, Aqua Zumba, Zumba Sentao, Zumba Gold, Zumba kids, Zumba Strong e Zumbini – inclusive em jogos de videogame, como: Wii, Xbox e PS3. A Zumba é cada vez mais frequente nas academias e estúdios de dança no Brasil e no mundo.
BENEFÍCIOS:
Para quem busca uma boa qualidade de vida, a Zumba têm benefícios fantásticos. Entre eles, destacamos a melhoria da qualidade de vida em decorrência da redescoberta do prazer em fazer exercícios: a melhoria da autoestima por causa da alegria; proporciona o emagrecimento; trabalha o equilíbrio e a coordenação motora, pois faz com que o aluno realize movimentos envolvendo todo o corpo. As aulas também estimulam as relações sociais, por causa das diferentes dinâmicas utilizadas durante as coreografias.
Quem pratica as aulas com regularidade desenvolve condicionamento físico, cardiorrespiratório e muscular localizado e se o aluno fizer aulas de duas a quatro por semana, em cerca de dois a três meses os resultados já serão percebidos. Ressaltando a importância de associar uma rotina de musculação, para complementar os benefícios.
A Zumba é uma atividade para todas as idades e todos os gostos, sendo o elemento característico da aula a descontração. Cada um vai no seu limite, não há regras de movimentos, o importante é se divertir.
CURIOSIDADE:
Beto, como é conhecido, ao ir ministrar uma aula, percebeu que havia esquecido suas musicas, então, foi no carro e pegou uma fita com ritmos de merengue e salsa, e foi sucesso.
As músicas são mudadas em média a cada quatro minutos e os passos são ensinados pelos instrutores de maneira fácil e dinâmica na hora da aula.
As aulas podem ser ministras em espaços fechados quanto ao ar livre.
A aula de Zumba tem duração média de 1 hora, começando com o aquecimento e no final o alongamento. A perda calórica geralmente é de 600 a 1000 calorias por aula.
...