A IMPORTÃNCIA DA HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO
Por: Rose_Pereira • 20/4/2017 • Relatório de pesquisa • 294 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Ensinar história é um desafio que requer paciência e sensibilidade para entender que cada aluno tem seu rítmo,ou seja estar sempre atento,os ouvindo e indagando sobre suas dúvidas e curiosidades.E se tratando dos pequenos,é necessário uma abordagem diferenciada contextualizando o currículo com o conhecimento de mundo que a criança traz consigo mesma.Esse investimento demanda tempo,porém feito de forma rica é possível levá-lo para toda a vida. O conhecimento do passado auxilia na compreensão do presente e no planejamento do futuro,desse modo,espera-se que os discentes aprendam história e que levem para a vida o aprendizado em sala.
Durante as aulas de história podem ser utilizados livros didáticos que servem como guia curricular e áudio visual para o enriquecimento do aprendizado. Ainda dispomos dos recursos tecnológicos que podem ser utilizados de várias maneiras em sala de aula,como softwares,jogos eletrônicos baseados em acontecimentos históricos,mapas com localizações,laboratórios de informática e projetores.Entretanto, faltam funcionários com habilidade de utilizar desses recursos.
A reforma do Ensino Médio em questão à exclusão da disciplina de história da grade curricular,frusta muitos professores da àrea e alunos que viam nesse campo do ensino um futuro. Pois trata-se da disciplina que modela a identidade nacional, fornece referências do lugar das pessoas no mundo,e é essa identidade e referência que nos permite fazer escolhas, estabelecer prioridades, exercer nossa liberdade, delimitar nosso campo de atuação, saber a que cultura e valores nos reportamos. Sem uma identidade nacional fortalecida somos eternos exilados da nação que sequer conheçemos.
História é a única disciplina que garante ao cidadão o acesso ao patrimônio cultural da humanidade, “Afinal, aprender História é aprender sobre nós mesmos. Aprender que o diferente nos homens de qualquer tempo e lugar nos é familiar porque a humanidade é uma, mas a cultura é plural” (MONTEIRO, 2005).
...