A Imprensa na Música
Por: jucadexter • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
O Papel da Imprensa na História da Música
A partir de 1473, varias oficinas tentam aplicar a notação musical o procedimento tipográfico de Gutenberg .Trabalho delicado pois a impressão deve ser feita em três tempos; uma primeira passagem para as pautas, uma segunda para as notas e uma terceira para os textos e a paginação . Os impressores Alemães e Italianos preferiam recorrer a xilografia por não ter especialização em música . Mas em 1498 ocorre uma mudança onde Ottaviano petrucci tem o privilegio exclusivo de imprimir a musica com tipos moveis inventados por ele . Em 1501 sai o primeiro volume de seu prelo, uma coletania de canções que figuram os nomes de Josquin , Compere , Agricola, Obrecht , Isaac, Busnois , etc .
A perfeição tipográfica dessa primeira experiencia não foi superada , as publicações de Petrucci sucederam-se numa cadencia regular, fazendo dele o primeiro editor de musica , quatro volumes em 1502 , oito volumes 1503, cinco em 1504 , oito em 1505, quatro em 1506 , oito em 1507, etc.
O exemplo de Petrucci foi amplamente seguido na Italia , França e nos países baixos, os impressores desempenharam um papel considerável na difusão da nova Musica , com uma limitação de classe social pois esses papeis de musica tinham um valor altíssimo. A impressão favoreceu a difusão da polifonia erudita contribuindo para criar uma classe socio-musical. Não tendo acesso a musica notada a classe menos favorecida é obrigada a buscar outras musicas , improvisadas ou de tradição oral .Em compensação na alta sociedade a musica faz obrigatoriamente parte da cultura geral , deve-se saber tocar um instrumento musical ,como deve saber compor um verso latino .
Referencias
roland de candé
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