A OCUPAÇÃO PRÉ-COLONIAL DE MONTE ALEGRE, PARÁ
Por: denny viti • 31/3/2017 • Projeto de pesquisa • 832 Palavras (4 Páginas) • 446 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
A OCUPAÇÃO PRÉ-COLONIAL DE MONTE ALEGRE, PARÁ.
SÍNTESE DO PROJETO
A região de Monte Alegre, no baixo Amazonas, apresenta uma ocupação pré-histórica muito antiga de mais de 11 mil anos, sendo uma das mais complexas da Amazônia. É uma região particularmente rica para a recuperação da longa sequência de ocupações por sociedades que aí se sucederam com diferentes estratégias de assentamento e padrões socioculturais. Este projeto propõe o estudo sistemático das ocupações humanas nesta região, visando relacionar os diferentes tipos de assentamentos às diferentes maneiras de construir paisagens sociais.
A associação de diferentes sítios e suas ocorrências culturais com os diversos ambientes que ocupam pode favorecer a reconstrução da complexidade da ocupação humana da região e o nível de influência antrópica na formação dos seus ecossistemas. Assim, com uma metodologia integrada, envolvendo vários especialistas, serão feitos os estudos das diferentes indústrias artefatuais, da arte rupestre e da evolução das paisagens numa mesma área delimitada por referências paisagísticas e culturais.
Para tanto, propõe-se o levantamento regional dos registros arqueológicos na área do Parque Estadual Monte Alegre com grande diversidade e compartimentação ambiental e onde também já se conhecem vários tipos de sítios arqueológicos. As primeiras escavações serão realizadas em sítios já localizados, porém inéditos. Após o levantamento regional por prospecção sistemática e com auxilio de informantes locais, serão escolhidos outros sítios estratégicos, em ambientes distintos, para investigações mais detalhadas e escavações.
Os trabalhos de prospecção incluirão também os sítios com arte rupestre. A pesquisa sobre estes registros arqueológicos incluirá a documentação digital tanto dos sítios já conhecidos como dos novos sítios. Esse procedimento é fundamental para o refinamento da análise e classificação das pinturas rupestres dessa área.
Os resultados deste projeto deverão contribuir de forma decisiva para a implantação de planos de desenvolvimento da região baseados no turismo arqueológico e na implantação do Parque Estadual de Monte Alegre, agregando valor e conteúdo científico-cultural aos programas de educação patrimonial e valorizando a arqueologia da região como um todo.
SUBPROJETO
DO CAMPO AO LABORATÓRIO: A PRODUÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS NA PESQUISA ARQUEOLÓGICA EM MONTE ALEGRE
KAYO RODRIGO BRITO DE FONSECA
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos a informática, por meio de diversos programas, tem ajudado a arqueologia na realização e apresentação gráfica dos resultados das pesquisas. O que tradicionalmente era feito com desenhos técnicos e/ou artísticos, hoje é feito utilizando recursos diversos da informática.
Um exemplo são os perfis estratigráficos que resultam das escavações realizadas. Em campo esses perfis são desenhados a mão com a indicação das cores do código de cores Munsell. Por meio da informática, esses perfis ganham uma representação mais realista, principalmente, na representação coloração do solo. O mesmo se aplica para os desenhos das formas e das decorações de vasilhames cerâmicos e desenhos de artefatos líticos. Programas como o Adobe Illustrator e o Corel Draw oferecem uma infinidade de possibilidades para as representações da pesquisa arqueológica.
A aplicação desses recursos já foi testada em outros trabalhos (Pereira 2006; Guapindaia et al. 2012,2011) com bastante êxito e constituem uma ferramenta importante para a representação gráfica dos resultados da pesquisa arqueológica.
Este subprojeto irá contribuir para os resultados do projeto “A ocupação pré-colonial de Monte Alegre, Pará” por meio da produção de imagens relacionadas às várias etapas da pesquisa arqueológica como desenhos digitais de perfis estratigráficos, reconstituição de formas de vasilhames, reproduções das peças líticas e das decorações impressas na cerâmica.
OBJETIVOS
Geral
Produção de imagens digitais na pesquisa arqueológica em Monte Alegre
Específicos
a) conhecer o que é arqueologia;
b) conhecer métodos e técnicas da pesquisa arqueológica em campo e em laboratório;
c) conhecer as características dos sítios arqueológicos de Monte Alegre e sua cultura material;
d) elaborar os perfis estratigráficos dos sítios escavados em Monte Alegre;
d) elaborar os motivos decorativos da cerâmica de Monte Alegre.
METODOLOGIA
Precedendo as atividades práticas de elaboração de imagens digitais, serão feitas leituras introdutórias sobre arqueologia, métodos e técnicas da pesquisa arqueológica, princípios da estratigrafia e sobre a pré-história de Monte Alegre. Em seguida os desenhos originais dos perfis das escavações (feitos a mão) serão digitalizados e a partir deles e utilizando o programa Corel Draw serão elaborados os perfis estratigráficos das escavações realizadas. Para as reproduções dos artefatos líticos e das decorações cerâmicas, serão feitas fotos digitais em alta resolução que servirão de base para a elaboração dos desenhos digitais dessas peças. Para o desenho das reconstituições de vasilhames, os desenhos originais feitos a mão serão digitalizados e servirão de base para o desenho digital das formas reconstituídas dos vasilhames cerâmicos. Todo material produzido será feito em escala.
...