Monte Alegre
Por: Drykah sz • 19/4/2015 • Projeto de pesquisa • 302 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Monte Alegre é uma comunidade quilombola, localiza – se na zona rural do município de Cachoeiro de Itapemirim. É composta por negros da Angola e escravizados nas fazendas durante a segunda metade do século XIX.
No século XIX, surgiu a Fazenda Monte Alegre, historicamente seus grandes proprietários eram o senhor Emiliano Pires de Amorim (1850-1915) e posteriormente seu filho Decio Bello de Amorim (1940-1976).
O senhor Emiliano era proprietário de muitos escravos. Quando os negros foram libertos e compraram pequenas terras da fazenda onde havia sido escravizado e formaram assim a Comunidade Quilombola de Monte Alegre. As primeiras famílias quilombolas eram Verediano, Ventura e Oliveira, sendo assim com o passar do tempo outras famílias afrodescentes mudaram para Monte Alegre.
Atualmente a população quilombola é composta por cerca de 550 quilombolas, que buscam desenvolvimento através do ecoturismo, participando de projetos de inclusão social e gerando rendas, pois prestam serviços aos produtores rurais que não são quilombolas.
Os principais elementos da cultura Quilombola são: O cemitério, construído no século XIX, onde os escravos eram sepultados; o caxambu é uma dança de origem afro-brasileira que é pratica no Monte Alegre desde XIX; a história oral é a forma de transmitir conhecimentos herdados pelos ancestrais da cultura quilombola; a gastronomia os pratos eram feijoada, angu de banana verde, abobora com carne – seca. A feijoada surgiu apartir de partes menos nobre que os senhores doavam as negras e quando faltava arroz e feijão usavam o angu de banana verde com peixe salgado.
Muitos quilombolas de Monte Alegre preservam a cultura, como o saber popular herdados de seus ancestrais e ainda fazem uso de plantas medicinais. A condição de escravo e de pobreza mesmo após da abolição fez com que estes africanos , residentes do Brasil , sempre utilizassem dos recursos naturais , sem custos , para resolver seus males físicos.
...