A Pratica Pedagogica
Por: orionesd • 11/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.053 Palavras (9 Páginas) • 2.434 Visualizações
ATIVIDADE 01
Você, como aluno (a) dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas e Química já conheceu, folheou, leu, estudou e se baseou em vários LIVROS DIDÁTICOS, em toda a sua vida escolar antes de entrar na Universidade!
Pois bem:
Para fazer sua primeira atividade nesta disciplina – cada aluno deverá buscar um LIVRO DIDÁTICO – da série/curso de sua preferência...e área, é claro! Devido à natureza deste primeiro trabalho, se for preciso – podem ser dois livros distintos da mesma área.
Junto com a leitura deste (s) livro(s) didático (s) escolhido (s) – precisa ler também o que está posto no volume de: Martins, Sandra Eleutério campos e outros. Prática de ensino. Universidade de Uberaba, 2011. (Orientações de estudo 4 – da página 37 a 46) – na biblioteca física do polo onde estuda ou na biblioteca virtual Pearson. Se você ainda não fez essa leitura retome o item O QUE LER.
Neste documento precisa ler – PRINCIPALMENTE e, com muita atenção todo o item 4.1.1 – nas páginas 40 a 44, que trata dos CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Neste material acima – está escrito na página 40:
“Ao iniciar a análise do livro didático, é importante que você tenha ciência que as características e alguns critérios irão diferir, dependendo de sua área de conhecimento. Por ser um material comum às Licenciaturas, falaremos aqui de uma forma mais geral, mas você deverá acessar o portal do MEC e ver o que a Secretaria de Educação Básica propõe para sua área de atuação (Eleutério, 2011)”
PENSE NISSO – e não deixe também de consultar o que dizem as nossas últimas legislações no site do MEC, no portal, sobre:
As características que definem e diferem as escolhas de livros didáticos, dependendo da área de conhecimento;
Critérios para uma boa análise do livro didático;
As possibilidades e/ou entraves para o trabalho nas escolas mediante as normas institucionais, derivadas da Secretaria de Educação Básica, que devem ser levadas em conta pelos professores.
Para ter acesso a essas leis, acesse o ícone a seguir.
Passos para a realização da atividade:
Agora vamos à elaboração final da atividade 1:
Neste livro, que você escolheu anteriormente, deverá fotografar (usando o celular, por exemplo e, preferencialmente) duas páginas que considerar relevante.
Os critérios para a escolha destas páginas serão:
De um lado uma ideia, imagem, atividades ou texto – que considerar positivo no trabalho docente junto aos alunos na sua área de formação.
E de outro, fotografar o mesmo, só que ao contrário, ou seja o que considerar que não é válido, que precisa ser revisto e que pode, ao invés de ajudar na formação, comprometer o alunado em alguma questão (seja ela ética, estética, conceitual, moral ou atitudinal).
Enfatizamos aqui que não se trata, neste segundo item, de preconceitos pessoais – mas de análises pedagógicas! ISSO PORQUE:
Segundo o Moderno Dicionário Online – MICHAELIS, os significados da palavra preconceito são:
preconceito
pre.con.cei.to
sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Social Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=preconceito/acesso em 22/02/16
Assim, quando falamos de possíveis PRECONCEITOS PESSOAIS – corremos o risco de expor:
Meras opiniões formadas antes de ter os conhecimentos necessários
Sentimentos desfavoráveis e precipitados
Atitudes emocionalmente comprometidas e mesmo discriminatórias
Intolerância à produção de outros.
Serão então duas fotografias distintas – porém em ambas é preciso registrar com fidelidade – as referências delas (autoria, data de impressão, local, responsável).
Todo este cuidado no registro – será também critério observado atentamente na avaliação da atividade proposta!
O que fazer com ambas as imagens?
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+gente+pensando&rlz=1C1GPCK – em 03/11/15
1º Analisa-las bem!
...