A Revolução Chinesa
Por: Diovan freitas • 30/3/2020 • Projeto de pesquisa • 491 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
A Revolução Chinesa.
Integrantes: Bassel, Diovan, Inacio, Matheus, Solano.
A revolução russa em outubro de 1917 que colocava no poder os Bolcheviques, criando o primeiro movimento operário da história, afeta movimentos sociais em todo o mundo, inclusive na China.
A revolução de 1911 pôs fim na monarquia chinesa, instaurando um governo provisório, entretanto apenas a partir de 1919 ocorrem grandes mobilizações na classe operária chinesa e estas marcam o renascimento do nacionalismo naquele país. Junto disto, em julho de 1921 é fundado o partido comunista chinês, voltado para organizar camponeses, jovens e operários em prol de uma revolução. Este partido, ainda fraco, submete-se aos nacionalistas do partido Kuomitang, mais especificamente ao seu líder Sun Yat-sen, que lhes fornece armas, munições e recursos, recusados pelas potências europeias e Japão para suas lutas internas, estes advindos de uma acordo com a URSS. Juntamente às armas, chegam na China conselheiros civis e militares soviéticos.
A direção soviética sob Stálin afirmava que a China não estaria preparada o socialismo e sim para uma independência nacional. Para conseguir resolver todos os problemas da sociedade naquele momento, seria necessário que todo o poder estivesse em mãos do proletariado. O partido comunista atinge cerca de 20 mil membros rapidamente, no entanto, estava limitado como seção interna de outro partido.
A revolução nacionalista prossegue, e o Kuomitang, agora liderado por Chiang Kai-shek por motivo da morte de Sun Yat-sen, entre julho e dezembro de 1926 liberta todo o sul da china, tomando Xangai apoiada por camponeses organizados em sindicatos e milícias próprias. Esta era a participação do partido comunista até então.
Em 1928 o partido nacionalista toma Pequim e agora já sem ligações com o partido comunista, massacra os operários e se alia aos antigos senhores de guerra e a grandes proprietários. Começando aí a revolta comunista propriamente dita.
O conflite entre as duas principais forças do país se acirrou ao final da segunda guerra mundial, período em que mantiveram uma trégua com o objetivo de enfrentar um inimigo em comum, o Japão.
Várias foram as tentativas de negociação de paz entre o Partido Nacionalista Chinês e o Partido Comunista Chinês, todas fracassadas, porém o grande colapso foi quando a URSS volta a ajudar estritamente os comunistas e os EUA apoiam com centenas de milhões de dólares os nacionalistas, fazendo então com que a equivalência entre eles diminua e uma guerra civil propriamente dita instaure-se. A grande massa populacional é apoiadora do partido comunista, sendo assim, as tomadas começam pela zona rural cercando as grandes cidades. Visto isso, o governo nacionalista tenta implementar medidas econômicas em prol da população mais pobre, porém tardiamente.
Em 1º de outubro de 1949 Mao Tse-tung proclama a República popular da China, enquanto o partido nacionalista liderado por Chiang Kai-shek recua para a ilha de Taiwan e proclamam a República da China. Em maio de 1950 os comunistas tomam o poder da Ilha de Taiwan, acabando com a guerra que durara mais de 20 anos.
...