A ação Do Professor No E Escolar
Pesquisas Acadêmicas: A ação Do Professor No E Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosevagner • 28/10/2014 • 2.243 Palavras (9 Páginas) • 383 Visualizações
NORTE DO PARANÁ
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ALINE ROSE FONSECA DE LIMA DO CARMO
LUCIANA VASCONCELOS LEITE
MARIA REGINA HIRATSUKA CAMILO
RICHARD CÂNDIDO BATISTA
ROSÂNGELA VICENTINA DOS SANTOS MELO
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
DIVINÓPOLIS
2.014
ALINE ROSE FONSECA DE LIMA DO CARMO
LUCIANA VASCONCELOS LEITE
MARIA REGINA HIRATSUKA CAMILO
RICHARD CÂNDIDO BATISTA
ROSÂNGELA VICENTINA DOS SANTOS MELO
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Trabalho de Produção Textual apresentado ao Curso de Licenciatura em História da Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR-como requisito parcial para a conclusão das dicipinas Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais.
Professores: Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco
DIVINÓPOLIS
2.014
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................................................4
2. Metodologia..............................................................................................5
3.O Projeto Passo a Passo..........................................................................6
4. Considerações finais...............................................................................11
4. Referências.............................................................................................12
1-INTRODUÇÃO
O ato de ler e escrever não se restringe apenas á compreensão dos códigos escritos, mas a uma tomada de consciência da realidade e por sua vez, tem como um dos seus pressupostos fundamentais a ideia de que o ser humano se constitui como tal a partir da interação social.
A partir destas ideias e do diagnóstico da turma, logo no inicio do ano letivo, onde se podia constatar que se tratava de uma turma de crianças agitadas, sem atenção, sem concentração e desmotivada, esta professora pensou em desenvolver um trabalho lúdico no intuito de motivar e despertar o interesse destas crianças para o processo ensino-aprendizagem. Cria-se, assim, o projeto "Alfabetização Lúdica” a fim de provocar desafios por meio do lúdico, de estimular o desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento. Busca ir além da proposta tradicional de ensino, pois privilegia a atitude construtivista, criativa e positiva.
Portanto, é um projeto que desenvolve o método silábico, interagindo com outros métodos, sempre buscando que o aluno possa articular sílabas, formando palavras extraídas de sua realidade, do seu cotidiano, ou melhor, aproximando a criança de seu contexto real e significativo.
2-METODOLOGIA
Estudo realizado sobre a Experiência pedagógica destinada aos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do CEMEI Professor José Juvêncio Fernandes. Pretende criar um ambiente alfabetizador, recorrendo ás estratégias lúdicas e dinâmicas para alfabetização, promovendo condições para que o aluno possa ler e escrever corretamente. Apresenta resultados positivos na identificação dos diversos gêneros de textos - reportagem, textos informativos, revistas em quadrinhos, poemas, contos, bulas, adivinhas, parlendas, músicas, convites, bilhetes e propagandas - na produção de diferentes tipos de textos orais e escritos. As crianças já conseguem opinar, criticar, emitir juízos de valor sobre o texto e o principal os alunos tem prazer e curiosidade de aprender.
3-O PROJETO PASSO A PASSO
O Projeto de prática pedagógica foi realizado na Escola Professor José Juvêncio Fernandes e para entender melhor a compreensão da metodologia aplicada, torna-se necessário salientar como funciona o projeto em que cada família ortográfica estudada surgiu de palavras-geradoras extraídas dos nomes dos alunos, de brincadeiras, jogos e objetos significativos para os alunos desta maneira seguiu-se estes passos:
1° passo• Apresentação da palavra-geradora em cartaz
• Retirou-se dos nomes dos alunos a silaba a ser estudada. Neste momento. os nomes de todos os alunos foram trabalhados.
• Quando a sílaba a ser estudada não aparecia nos nomes dos alunos. partia-se para palavras-geradoras significativas no contexto da vida dos mesmos.
Ma-Me-Mi-Mo-Mu
ma-me-mi- mo –mu- as - es - /s -os -us
MATEUS - Mayara
MARCOS - MÁRCIO
Escola
Apresentação de cartaz com os nomes dos alunos e apresentação de cartaz com os nomes dos alunos e respectivas fotografias.
2° passo - Promoção de debate sobre a palavra-geradora
A cada palavra-geradora estudada era promovida uma discussão sobre o tema. Foi feito levantamento de hipótese sobre o tema, relacionando
...