A emigração de portugueses em massa na segunda metade do século XX
Por: Gabriel2006 • 19/5/2022 • Projeto de pesquisa • 436 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
A emigração de portugueses em massa na segunda metade do século XX
Na segunda metade do século XX, Portugal assistiu a uma emigração em massa dos seus habitantes para países como Brasil e França. Ao total foram milhões que emigraram. Como se pode ver na imagem 1, houve dois períodos que se destacaram: 1955-56, tendo o Brasil como principal destino e 1963-64 a 1973-74, que teve como principal destino países europeus como a França e a Alemanha Ocidental. A maioria dos portugueses que foram para França eram jovens e adultos do sexo masculino e foram ‘’A salto’’, ou seja, por via clandestina e sem papeis. Em França viviam nas chamadas ‘’bidonvilles’’, bairros de lata que não tinham boas condições de vida (Imagem 2). [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
O que é que causou o intenso movimento migratório para as grandes áreas urbanas nas décadas de 50 e 60?
O intenso movimento migratório para as grandes áreas urbanas nesta época pode ser atribuído à execução dos Planos de Fomento Nacional, que promoveram o desenvolvimento da indústria transformadora, indústria esta que se situa principalmente nas grandes áreas urbanas. Estes Planos, junto com o facto de que a agricultura se encontrava muito atrasada e em crise, levaram a que muitas pessoas a viver nos campos fossem para as cidades à procura de melhores oportunidades de vida.[pic 5]
O que é que causou as emigrações nas décadas de 60 e inícios de 70?
Não há um único fator, mas sim um conjunto deles:
- A crise do setor agrícola;
-A incapacidade dos outros setores económicos de absorverem a população rural que abandonava os campos. Esta foi então obrigada a emigrar na procura de melhores condições de vida.
-A falta de mão de obra em muitos países da Europa. Países como França e a Alemanha Ocidental precisavam de se desenvolver, mas não tinham trabalhadores suficientes, o que levou a que muitos portugueses fossem para estes países à procura de trabalho.
-A fuga à Guerra Colonial e à repressão política. A grande maioria de emigrantes portugueses eram jovens e adultos masculinos que procuravam fugir à Guerra Colonial. Outros eram procurados pela PIDE e tiveram de emigrar para fugir à sua repressão.
Que efeitos tiveram estas emigrações no País?
Estas emigrações tiveram efeitos negativos no país, como o despovoamento das zonas do interior e a diminuição da produção agrícola. Esta diminuição da produção agrícola levou ao aumento da importação de alimentos. Mas não foram só efeitos negativos. As remessas de divisas de estrangeiro diminuem o desequilíbrio de contas com o exterior e devido à redução de trabalhadores em Portugal, os salários para aqueles que não emigraram aumentou.
...