A família marcha com Deus por causa da liberdade
Ensaio: A família marcha com Deus por causa da liberdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonlenon • 7/5/2014 • Ensaio • 872 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
QUESTÕES
1 - O que foi a “Marchas da Família com Deus pela Liberdade”?
a) Movimento contra o comunismo e o ateísmo
b) Movimento contra o governo Goulart
c) Movimento de insatisfação com a corrupção e a incompetência administrativa e também preocupada com o corrompimento da Família.
d) Movimento de insatisfação com a corrupção e a incompetência administrativa e também preocupada com o argumento de Luiz Carlos Prestes do PCB “não estamos no governo mais estamos no poder”
e) Movimento a favor do capitalismo e implantações de empresas Multinacionais no Brasil, visando mais empregos.
2 - Qual é a principal critica feita por Caio Prado em seu livro “A revolução Brasileira”?
a) Sobre o capitalismo que estava tomando o país
b) Sobre a difícil possibilidade de se atribuir a sociedade brasileira um modelo agrário do tipo feudal.
c) Uma critica sobre a ditadura, que fez o estreitamento do processo de modernização, racionalização institucional e a regulação autoritária das relações entre as classes e grupos, indo totalmente contra os ideais do autor
d) ele visava um modo de governo totalmente capitalista, portanto fez uma critica direta ao PCB .
e) Ele fez um alerta sobre a real situação do governo Goulart, que estava prestes a desmoronar e entrar a ditadura militar.
3 - O happening, das Artes Plásticas em relação aos pressupostos que haviam norteado a pratica cultural de artista intelectual surgiriam dois movimentos:
a) Teatro e musica popular em passeatas como protesto.
b) Telas pintura reticulando sentimentos na discussão do projeto militância culturais.
c) A tendência para o aproveitamento do espaço presente na constituição de Ambientes e no gigantismo de telas rompendo limites de galerias e salões.
d) Abertura de novos centros culturais.
e) “Linhas evolutivas“, cinema novo e tropicalismo o a Primeira a frente de reflexões políticas e o Segundo catalisando o impasse após 64 e abrindo possibilidade para produção cultural.
4 - Em que consiste o musical Opinião, Estrelado em 1964 por Zé Keti e João do Vale:
a) Uma nova forma de protesto cantado falado e manifestado
b) Resposta ao Golpe dirigido por Oduvaldo Viana, Armando Costa, e Paulo Pontas que a musica popular é tanto expressiva e se alia ao povo na capital de sentimentos e valores necessários para evolução social.
c) A reunião dos jovens estudantes e intelectuais para discussão, fantasma do imaginário da revolução brasileira.
d) A denuncia deque em 1950 dois milhões de nordestinos estavam vivendo fora de seus estados, e que Ferreira Goulart declarava “Mensagem do Hino’.
e) A reversão da massa política que conhecia o momento de radicalizar novas passeatas de 67/68.
5 - O movimento cultural que se modificou ao longo da década de 60 foi importante para a formação do pensamento estudantil critico frente ao regime militar. Explique que movimentos são esses e como alcançaram o publico jovem?
R: Na música o declínio de popularidade da Bossa-Nova e com a subida das forças controladoras o publico jovem sentia a necessidade de uma nova forma de pensar, a MPB, com as características do tropicalismo, tinha forte influencia nacionalista e protestante e encontrou um terreno propício para criar suas raízes e conseguir atingir as massas que sentiam a necessidade de inovações culturais. Os grupos de teatro, por sua vez inovavam o modo de atuar, aderindo mais a naturalidade e o improviso
...