A origem do feudalismo
Resenha: A origem do feudalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Guilherme129 • 27/4/2014 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Feudalismo
A origem do Feudalismo se dá com a queda do Império Romano do Ocidente, com as invasões dos bábaros.
Foram contribuições romanas para a estruturação do feudalismo: vilas romanas, colonato e religião cristã.
Foram contribuições germânicas para a estruturação do feudalismo: fragmentação política, comitatus, sociedade agropastoril, leis não escritas.
A economia feudal era de subsistência, baseado no feudo, com um comércio e moedas quase inexistentes.
Segundo alguns historiadores, a sociedade feudal era estamentada e composta por nobres, clero e servos.
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, vis-condes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
O feudalismo não terminou de uma hora para outra, ou seja, de forma repentina. Ele foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Podemos dizer o feudalismo começou a entrar em crise, em algumas regiões da Europa, já no século XII, com várias mudanças sociais, políticas e econômicas. O renascimento comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o capitalismo.
...