A origem do neoliberalismo
Artigo: A origem do neoliberalismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 91529764 • 21/10/2013 • Artigo • 437 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
NEOLIBERALISMO
ORIGEM
Surgiu na segunda metade do séc. XIX(1889), defendido pelo catedrático da Fac. de Economia de Viena, Leopold von Weise, que em suas teorias apontava o caminho para a estabilidade econômica. Em 1947 o Neoliberalismo foi reformulado por intelectuais conservadores para combater o Keynesianismo(Estado de Bem Estar). Em 1973 com a crise do Petróleo, o Neoliberalismo voltou a cena internacional, marcando uma nova fase político economica. Em 1979 foi adotado pela Inglaterra, e sucessivamente por pela Alemanha e Dinamarca, chegando ao Brasil nos anos 90, no Governo de Fernado Collor de Mello, tendo maiores práticas com o Presidente Fernando Henrique Cardoso.
DEFINIÇÃO
Doutrina política e econômica capitalista que prega a não participação do Estado na economia, o livre comércio afirmando ser garantia de crescimento econômico e desenvolvimento social de uma nação.
CARACTERÍSTICAS
O neoliberalismo é contrário a qualquer regulamentação, é contra o piso salarial fixado pelas categorias sindicais, repreende os sindicatos, diminui os tributos, e privatiza as empresas estatais. Defende a liberdade de mercado, porém o governo deve conter o excedente do capital especulativo e a monopolização. Reduz ao máximo os investimentos em Educação, Previdência Social e Assistência Social. Com isso aumentou o fluxos de capitais, mercadorias, e informações. O estado perdeu o poder de intervenção e controle, tornando-se vulneravel às multinacionais e seu capital.
Os idealistas do Neoliberalismo propôs novas estratégias para combater a dívida externa: reduzir e controlar a inflação, distribuir bens e serviços na visão capitalista e controlar o déficit.
Em 1989 reuniram-se funcionários públicos americanos, orgão financeiros latino-americanos, FMI, BID, e Banco Mundial com o objetivo de implantar o Neoliberalismo ordenadamente em diverso países. Ficando conhecido como Consenso de Washington, e criaram as seguintes regras universais:
Disciplina fiscal;
Focalização dos gastos públicos;
Reforma tributária
Liberalização Financeira
Taxa de cambio Competitiva
Liberalização do Comercio exterior
Eliminação de restrições ao capital externo
Desregulação
Propriedade intelectual
ÊXITOS NEOLIBERAIS SEGUNDO SEUS DEFENSORES
Deteve a hiperinflção
Recuperou o lucro no mercado
Enfraqueceu os Sindicatos
Aumentou a taxa de desemprego, aumentando os gastos sociais.
FRACASSO DO NEOLIBERALISMO SEGUNDO SEUS DEFENSORES
Decréscimo da produção e consumo das economias capitalista. Ocorrendo apenas aumento de transações financeiras, o que fez diminuir o comercio mundial e o investimento na indústria.
CONSEQUÊNCIAS
Redução do quadro
...